Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS SABRES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETO PEDAGÓGICO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38127 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3952 "inscrito_id" => 7379 "titulo" => "OS SABRES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "Estimulado pelo movimento de profissionalização docente crescem as discussões acerca da construção de saberes próprios dessa profissão ancorados na ideia de que o professor para exercer seu ofício se baseia em conhecimentos e habilidades que são aprendidos e construídos na sua formação e no próprio trabalho, Nessa perspectiva, objetivo este trabalho é analisar o Projeto Pedagógico (PP) de um curso de Ciências Biológicas, a fim de identificar como o mesmo foi planejado no sentido de evidenciar/favorecer oportunidades ao desenvolvimento dos saberes docentes aos futuros professores de Ciências/Biologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que buscamos identificar no PP, a partir do tópico “Competências e Habilidades do Egresso”, quais saberes docentes estavam relacionados com as habilidades esperadas para o profissional docente de Ciências/Biologia. Verificamos também ao longo do documento de que forma o curso poderá promover oportunidades na construção e desenvolvimento dos saberes próprios dessa profissão. Para tal utilizamos como referencial teórico-metodológico as tipologias de saberes docentes propostas por Tardif. Fazendo então um apanhando geral da análise do PP, percebemos que diferentes oportunidades ao longo da graduação parecem favorecer o desenvolvimento dos diferentes saberes docentes. Inferimos que fornecer um curso com uma formação pautada na indissociabilidade, articulação constante entre teoria e prática, possibilidade de cursar disciplinas que vão além daquelas que compõem a grade curricular do curso, trabalhar temas que possam desenvolver valores e atitudes, pode permitir que busquem em suas ações docentes, práticas educativas que se assemelhem a sua próprias formação, construindo saberes que partem tanto do aprendizagem teórica quanto experiencial.Estimulado pelo movimento de profissionalização docente crescem as discussões acerca da construção de saberes próprios dessa profissão ancorados na ideia de que" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETO PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7379_16102017131847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA JEANE COQUEIRO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "KARLA COQUEIRO " "autor_email" => "karlacoqueiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38127 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3952 "inscrito_id" => 7379 "titulo" => "OS SABRES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "Estimulado pelo movimento de profissionalização docente crescem as discussões acerca da construção de saberes próprios dessa profissão ancorados na ideia de que o professor para exercer seu ofício se baseia em conhecimentos e habilidades que são aprendidos e construídos na sua formação e no próprio trabalho, Nessa perspectiva, objetivo este trabalho é analisar o Projeto Pedagógico (PP) de um curso de Ciências Biológicas, a fim de identificar como o mesmo foi planejado no sentido de evidenciar/favorecer oportunidades ao desenvolvimento dos saberes docentes aos futuros professores de Ciências/Biologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que buscamos identificar no PP, a partir do tópico “Competências e Habilidades do Egresso”, quais saberes docentes estavam relacionados com as habilidades esperadas para o profissional docente de Ciências/Biologia. Verificamos também ao longo do documento de que forma o curso poderá promover oportunidades na construção e desenvolvimento dos saberes próprios dessa profissão. Para tal utilizamos como referencial teórico-metodológico as tipologias de saberes docentes propostas por Tardif. Fazendo então um apanhando geral da análise do PP, percebemos que diferentes oportunidades ao longo da graduação parecem favorecer o desenvolvimento dos diferentes saberes docentes. Inferimos que fornecer um curso com uma formação pautada na indissociabilidade, articulação constante entre teoria e prática, possibilidade de cursar disciplinas que vão além daquelas que compõem a grade curricular do curso, trabalhar temas que possam desenvolver valores e atitudes, pode permitir que busquem em suas ações docentes, práticas educativas que se assemelhem a sua próprias formação, construindo saberes que partem tanto do aprendizagem teórica quanto experiencial.Estimulado pelo movimento de profissionalização docente crescem as discussões acerca da construção de saberes próprios dessa profissão ancorados na ideia de que" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETO PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7379_16102017131847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA JEANE COQUEIRO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "KARLA COQUEIRO " "autor_email" => "karlacoqueiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Estimulado pelo movimento de profissionalização docente crescem as discussões acerca da construção de saberes próprios dessa profissão ancorados na ideia de que o professor para exercer seu ofício se baseia em conhecimentos e habilidades que são aprendidos e construídos na sua formação e no próprio trabalho, Nessa perspectiva, objetivo este trabalho é analisar o Projeto Pedagógico (PP) de um curso de Ciências Biológicas, a fim de identificar como o mesmo foi planejado no sentido de evidenciar/favorecer oportunidades ao desenvolvimento dos saberes docentes aos futuros professores de Ciências/Biologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que buscamos identificar no PP, a partir do tópico “Competências e Habilidades do Egresso”, quais saberes docentes estavam relacionados com as habilidades esperadas para o profissional docente de Ciências/Biologia. Verificamos também ao longo do documento de que forma o curso poderá promover oportunidades na construção e desenvolvimento dos saberes próprios dessa profissão. Para tal utilizamos como referencial teórico-metodológico as tipologias de saberes docentes propostas por Tardif. Fazendo então um apanhando geral da análise do PP, percebemos que diferentes oportunidades ao longo da graduação parecem favorecer o desenvolvimento dos diferentes saberes docentes. Inferimos que fornecer um curso com uma formação pautada na indissociabilidade, articulação constante entre teoria e prática, possibilidade de cursar disciplinas que vão além daquelas que compõem a grade curricular do curso, trabalhar temas que possam desenvolver valores e atitudes, pode permitir que busquem em suas ações docentes, práticas educativas que se assemelhem a sua próprias formação, construindo saberes que partem tanto do aprendizagem teórica quanto experiencial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.