Este trabalho tem como objetivo contribuir para o processo ensino-aprendizagem de Educação Ambiental sob uma perspectiva conscientizadora e contextualizada através da construção de uma horta, problematizando acerca de suas atitudes em relação às questões socioambientais em sua comunidade e ambiente escolar. O Projeto Horta Escolar foi desenvolvido com três turmas da 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manuel Vieira, localizado na cidade de Patos, sertão Paraibano, figurando como uma pesquisa de abordagem qualitativa. Foi desenvolvida uma pesquisa-ação, com caráter exploratório, objetivando analisar a situação-problema para compreensão do fenômeno estudado. Como instrumento de coleta de dados foram feitas observações diretas registradas em caderno de campo e fotografias. A partir dos dados coletados foi verificado que a inserção da horta se mostrou como instrumento metodológico potencializador no ensino de Biologia, além de contribuir para o trabalho interdisciplinar agregando valores em relação as relações interpessoais no ambiente escolar.