Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: HEREDOGRAMA ADAPTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavra-chaves: MODELO DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM, LEI DE HARDY-WEINBERG Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37190
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2962
    "inscrito_id" => 7588
    "titulo" => """
      INCLUSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: HEREDOGRAMA\r\n
      ADAPTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
      """
    "resumo" => "Nos dias atuais a preocupação com a inclusão vem sendo pautada nos diversos níveis de ensino e cada vez mais há a necessidade de se criar modelos didáticos que favoreçam a inclusão em sala de aula. Nesse sentido, a transformação da escola em um ambiente educacional inclusivo é um processo gradual e requer esforços dos membros que nela atuam. O trabalho desenvolvido teve como objetivo a construção de um heredograma adaptado para pessoas com deficiência visual visando atender os pressupostos da inclusão do discente com essa necessidade específica. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, isto é, não se atendo com o que pode ser quantificado. O projeto teve como sujeitos de pesquisa professores de nível superior de diversas áreas da biologia, uma aluna deficiente visual e especialistas em educação inclusiva. Os participantes foram consultados individualmente, recebendo esclarecimentos quanto ao objetivo do projeto e instruídos a anotações de sugestões, críticas ou dúvidas. A avaliação feita pelos professores das disciplinas de biologia mostrou que o modelo ajuda o docente no ato de ensinar os conteúdos. Eles também pontuaram que os conceitos foram trabalhados da maneira correta no modelo construído. Os especialistas da área de educação inclusiva citaram que o material auxilia na aprendizagem dos discentes com necessidades específicas. A aluna deficiente visual também julgou importante a utilização do material confeccionado para o aprendizado dos conteúdos. Dos três sujeitos da pesquisa, tanto os professores de biologia quanto os especialistas deram sugestões para melhorar o trabalho, sendo que algumas das sugestões não foram seguidas por parte dos autores. Com a realização da pesquisa conclui-se que o heredograma confeccionado contribui para a aprendizagem do aluno com deficiência visual, facilitando assim tanto o ensinar por parte do professor quanto o aprender por parte do aluno. Modelos didáticos são essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem por parte dos alunos, especialmente alunos com necessidades específicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "MODELO DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM, LEI DE HARDY-WEINBERG"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID7588_29092017143518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBERTO ALEXANDRE DE SOUSA BORGES"
    "autor_nome_curto" => "ALBERTO"
    "autor_email" => "aalexandresb@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37190
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2962
    "inscrito_id" => 7588
    "titulo" => """
      INCLUSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: HEREDOGRAMA\r\n
      ADAPTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
      """
    "resumo" => "Nos dias atuais a preocupação com a inclusão vem sendo pautada nos diversos níveis de ensino e cada vez mais há a necessidade de se criar modelos didáticos que favoreçam a inclusão em sala de aula. Nesse sentido, a transformação da escola em um ambiente educacional inclusivo é um processo gradual e requer esforços dos membros que nela atuam. O trabalho desenvolvido teve como objetivo a construção de um heredograma adaptado para pessoas com deficiência visual visando atender os pressupostos da inclusão do discente com essa necessidade específica. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, isto é, não se atendo com o que pode ser quantificado. O projeto teve como sujeitos de pesquisa professores de nível superior de diversas áreas da biologia, uma aluna deficiente visual e especialistas em educação inclusiva. Os participantes foram consultados individualmente, recebendo esclarecimentos quanto ao objetivo do projeto e instruídos a anotações de sugestões, críticas ou dúvidas. A avaliação feita pelos professores das disciplinas de biologia mostrou que o modelo ajuda o docente no ato de ensinar os conteúdos. Eles também pontuaram que os conceitos foram trabalhados da maneira correta no modelo construído. Os especialistas da área de educação inclusiva citaram que o material auxilia na aprendizagem dos discentes com necessidades específicas. A aluna deficiente visual também julgou importante a utilização do material confeccionado para o aprendizado dos conteúdos. Dos três sujeitos da pesquisa, tanto os professores de biologia quanto os especialistas deram sugestões para melhorar o trabalho, sendo que algumas das sugestões não foram seguidas por parte dos autores. Com a realização da pesquisa conclui-se que o heredograma confeccionado contribui para a aprendizagem do aluno com deficiência visual, facilitando assim tanto o ensinar por parte do professor quanto o aprender por parte do aluno. Modelos didáticos são essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem por parte dos alunos, especialmente alunos com necessidades específicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "MODELO DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM, LEI DE HARDY-WEINBERG"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID7588_29092017143518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBERTO ALEXANDRE DE SOUSA BORGES"
    "autor_nome_curto" => "ALBERTO"
    "autor_email" => "aalexandresb@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Nos dias atuais a preocupação com a inclusão vem sendo pautada nos diversos níveis de ensino e cada vez mais há a necessidade de se criar modelos didáticos que favoreçam a inclusão em sala de aula. Nesse sentido, a transformação da escola em um ambiente educacional inclusivo é um processo gradual e requer esforços dos membros que nela atuam. O trabalho desenvolvido teve como objetivo a construção de um heredograma adaptado para pessoas com deficiência visual visando atender os pressupostos da inclusão do discente com essa necessidade específica. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, isto é, não se atendo com o que pode ser quantificado. O projeto teve como sujeitos de pesquisa professores de nível superior de diversas áreas da biologia, uma aluna deficiente visual e especialistas em educação inclusiva. Os participantes foram consultados individualmente, recebendo esclarecimentos quanto ao objetivo do projeto e instruídos a anotações de sugestões, críticas ou dúvidas. A avaliação feita pelos professores das disciplinas de biologia mostrou que o modelo ajuda o docente no ato de ensinar os conteúdos. Eles também pontuaram que os conceitos foram trabalhados da maneira correta no modelo construído. Os especialistas da área de educação inclusiva citaram que o material auxilia na aprendizagem dos discentes com necessidades específicas. A aluna deficiente visual também julgou importante a utilização do material confeccionado para o aprendizado dos conteúdos. Dos três sujeitos da pesquisa, tanto os professores de biologia quanto os especialistas deram sugestões para melhorar o trabalho, sendo que algumas das sugestões não foram seguidas por parte dos autores. Com a realização da pesquisa conclui-se que o heredograma confeccionado contribui para a aprendizagem do aluno com deficiência visual, facilitando assim tanto o ensinar por parte do professor quanto o aprender por parte do aluno. Modelos didáticos são essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem por parte dos alunos, especialmente alunos com necessidades específicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.