CENÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DESCRITOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36141 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2050 "inscrito_id" => 7783 "titulo" => "CENÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DESCRITOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => """ Resumo: A proposta do artigo é apresentar alguns resultados de um estudo cujo objetivo foi explorar\r\n possibilidades de se usar histórias infantis como cenários para investigação de acordo com a visão de Ole\r\n Skovsmose. O estudo foi realizado com um grupo de estudantes de um curso de pedagogia no âmbito da\r\n disciplina de Metodologia da Matemática, de uma Universidade do interior do Estado de São Paulo.\r\n Considerando que a alfabetização vai muito além do que a leitura e escrita, a percepção que se faz direciona-se\r\n às concepções da leitura social, política, econômica e cultural do mundo. Os procedimentos\r\n metodológicos foram estruturados com teóricos que compartilham dessa perspectiva. Os dados foram\r\n produzidos a partir de tarefas desenvolvidas em sala de aula com os estudantes universitários, e as análises\r\n centraram-se nas observações dos elementos matemáticos presentes nas leituras infantis, mesmo que não\r\n explicitamente. Os resultados demonstraram evidências para o ensino e a aprendizagem da matemática\r\n estruturada em um ambiente que destaca o diálogo e as reflexões críticas e investigativas, contemplando a\r\n autonomia dos estudantes no agir, pensar, aprender, criar e elaborar soluções diante das situações\r\n apresentadas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CENÁRIOS INVESTIGATIVOS, ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, LEITURAS INFANTIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7783_11092017165122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉLIA REGINA RONCATO" "autor_nome_curto" => "CÉLIA RONCATO" "autor_email" => "celia.roncato@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36141 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2050 "inscrito_id" => 7783 "titulo" => "CENÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DESCRITOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => """ Resumo: A proposta do artigo é apresentar alguns resultados de um estudo cujo objetivo foi explorar\r\n possibilidades de se usar histórias infantis como cenários para investigação de acordo com a visão de Ole\r\n Skovsmose. O estudo foi realizado com um grupo de estudantes de um curso de pedagogia no âmbito da\r\n disciplina de Metodologia da Matemática, de uma Universidade do interior do Estado de São Paulo.\r\n Considerando que a alfabetização vai muito além do que a leitura e escrita, a percepção que se faz direciona-se\r\n às concepções da leitura social, política, econômica e cultural do mundo. Os procedimentos\r\n metodológicos foram estruturados com teóricos que compartilham dessa perspectiva. Os dados foram\r\n produzidos a partir de tarefas desenvolvidas em sala de aula com os estudantes universitários, e as análises\r\n centraram-se nas observações dos elementos matemáticos presentes nas leituras infantis, mesmo que não\r\n explicitamente. Os resultados demonstraram evidências para o ensino e a aprendizagem da matemática\r\n estruturada em um ambiente que destaca o diálogo e as reflexões críticas e investigativas, contemplando a\r\n autonomia dos estudantes no agir, pensar, aprender, criar e elaborar soluções diante das situações\r\n apresentadas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CENÁRIOS INVESTIGATIVOS, ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, LEITURAS INFANTIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7783_11092017165122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉLIA REGINA RONCATO" "autor_nome_curto" => "CÉLIA RONCATO" "autor_email" => "celia.roncato@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }