Resumo: A proposta do artigo é apresentar alguns resultados de um estudo cujo objetivo foi explorar
possibilidades de se usar histórias infantis como cenários para investigação de acordo com a visão de Ole
Skovsmose. O estudo foi realizado com um grupo de estudantes de um curso de pedagogia no âmbito da
disciplina de Metodologia da Matemática, de uma Universidade do interior do Estado de São Paulo.
Considerando que a alfabetização vai muito além do que a leitura e escrita, a percepção que se faz direciona-se
às concepções da leitura social, política, econômica e cultural do mundo. Os procedimentos
metodológicos foram estruturados com teóricos que compartilham dessa perspectiva. Os dados foram
produzidos a partir de tarefas desenvolvidas em sala de aula com os estudantes universitários, e as análises
centraram-se nas observações dos elementos matemáticos presentes nas leituras infantis, mesmo que não
explicitamente. Os resultados demonstraram evidências para o ensino e a aprendizagem da matemática
estruturada em um ambiente que destaca o diálogo e as reflexões críticas e investigativas, contemplando a
autonomia dos estudantes no agir, pensar, aprender, criar e elaborar soluções diante das situações
apresentadas.