Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CENÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DESCRITOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: CENÁRIOS INVESTIGATIVOS, ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, LEITURAS INFANTIS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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      possibilidades de se usar histórias infantis como cenários para investigação de acordo com a visão de Ole\r\n
      Skovsmose. O estudo foi realizado com um grupo de estudantes de um curso de pedagogia no âmbito da\r\n
      disciplina de Metodologia da Matemática, de uma Universidade do interior do Estado de São Paulo.\r\n
      Considerando que a alfabetização vai muito além do que a leitura e escrita, a percepção que se faz direciona-se\r\n
      às concepções da leitura social, política, econômica e cultural do mundo. Os procedimentos\r\n
      metodológicos foram estruturados com teóricos que compartilham dessa perspectiva. Os dados foram\r\n
      produzidos a partir de tarefas desenvolvidas em sala de aula com os estudantes universitários, e as análises\r\n
      centraram-se nas observações dos elementos matemáticos presentes nas leituras infantis, mesmo que não\r\n
      explicitamente. Os resultados demonstraram evidências para o ensino e a aprendizagem da matemática\r\n
      estruturada em um ambiente que destaca o diálogo e as reflexões críticas e investigativas, contemplando a\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: A proposta do artigo é apresentar alguns resultados de um estudo cujo objetivo foi explorar possibilidades de se usar histórias infantis como cenários para investigação de acordo com a visão de Ole Skovsmose. O estudo foi realizado com um grupo de estudantes de um curso de pedagogia no âmbito da disciplina de Metodologia da Matemática, de uma Universidade do interior do Estado de São Paulo. Considerando que a alfabetização vai muito além do que a leitura e escrita, a percepção que se faz direciona-se às concepções da leitura social, política, econômica e cultural do mundo. Os procedimentos metodológicos foram estruturados com teóricos que compartilham dessa perspectiva. Os dados foram produzidos a partir de tarefas desenvolvidas em sala de aula com os estudantes universitários, e as análises centraram-se nas observações dos elementos matemáticos presentes nas leituras infantis, mesmo que não explicitamente. Os resultados demonstraram evidências para o ensino e a aprendizagem da matemática estruturada em um ambiente que destaca o diálogo e as reflexões críticas e investigativas, contemplando a autonomia dos estudantes no agir, pensar, aprender, criar e elaborar soluções diante das situações apresentadas.

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