Este trabalho analisou a perspectiva inclusiva nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) São Luís – MA, a partir da análise das suas estruturas curriculares. A pesquisa fez uso da análise qualitativa, do tipo documental, onde os documentos fonte de coleta de dados foram os Currículos dos cursos de licenciatura, oferecidos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde primeiramente foi feito uma análise de elementos específicos presentes nos Projetos Pedagógicos (PP) desses cursos de licenciatura sendo seguido de uma análise sistêmica, em que foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo, constituída em três fases: 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. Em relação aos resultados, verificamos que a maioria dos cursos analisados conta com a presença legal da disciplina de Libras, além de outras disciplinas voltadas a temática de inclusão. A acessibilidade e as metodologias utilizadas no processo de formação foram tratadas de maneira superficial e pouca exploratória nos PP dos cursos de Licenciatura. Os requisitos legais para a formação de professores foram encontrados diferentes itens, sendo que diferentes cursos apresentavam diferentes requisitos. Os resultados de um estudo com esta temática podem fomentar o debate sobre essa realidade dentro dos currículos propostos nos cursos da Universidade, além disso, pode ainda fornecer subsídios para implementação de uma efetiva formação de professores quanto à inclusão, permitindo desta forma que a Universidade cumpra com o seu papel de agente de transformação social, institucional e de uma completa e efetiva formação de professores.