Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, que teve por objetivo mostrar que as ações teatrais na ludicidade podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem significativa. Os jogos teatrais são apresentados como sendo recursos pedagógicos que podem contribuir de forma positiva para o desenvolvimento de uma aula, tornando-a mais participativa e prazerosa, partindo do princípio de que através dessa técnica pode-se estimular a assimilação dos conteúdos, produzindo uma melhor aprendizagem. O objetivo dos jogos teatrais é promover a preparação e o aperfeiçoamento de atores profissionais. Entretanto, ele também pode ser considerado como uma importante ferramenta destinada a ensinar teatro para iniciantes, não somente nas escolas, mas também em espaços não escolares. Significativa é a contribuição dos jogos teatrais ao processo de ensino aprendizagem. No caso específico da contação de histórias, o aluno tem a oportunidade de travar contato direto com o texto, com a literatura infanto-juvenil, sendo assim estimulado para leitura. Por outro lado, no teatro de estórias, o aluno tem uma grande oportunidade de vencer a timidez, de melhorar a sua postura e desenvolver sua performance. Atualmente, os jogos teatrais são visto como sendo instrumento de motivação no processo educativo, proporcionando um maior envolvimento do aluno com os conteúdos que são apresentados em sala de aula. Como prática recreativa e motivacional, os jogos teatrais estimulam a criatividade e a espontaneidade entre os alunos. Por essa razão, se constituem em uma prática pedagógica que deve ser estimulada no contexto escolar, visto que permite a produção de uma aprendizagem significativa.