Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES EM ESCOLA PARTICULAR DE CAMPINA GRANDE/ PB.

Palavra-chaves: PERCEPÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROBLEMAS AMBIENTAIS Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O processo de degradação ambiental não é um problema recente, e, nos últimos anos, o processo de degradação tem acelerado, sobretudo pelas ações antropogênicas. Os problemas ambientais não estão apenas associados diretamente à natureza, mas também ao contexto social, econômico e politico, e para entender a questão é necessário analisar e refletir, sendo a escola um local de mediação para transformar a realidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção ambiental de discentes do 9º ano “U” do Colégio Nova Visão, situado no bairro do Catolé, em Campina Grande/PB, a fim de verificar a compreensão dos alunos sobre o conceito de meio ambiente e compreender a percepção destes acerca dos principais problemas ambientais no espaço vivido. Diante disso fora utilizado como metodologia a pesquisa quantitativa e qualitativa, pesquisa exploratória de campo com aplicação de questionários diagnósticos acerca das temáticas ambientais, podendo assim entender o nível de conhecimento sobre o tema. A percepção ambiental é o conhecimento do individuo em relação ao meio, levando em conta vários fatores: sociais, econômicos e culturais. O ato de entender estas percepções proporciona planejamento, desenvolvimento e utilização racional do meio. No Brasil muito se falou e vem se falando sobre a percepção, no entanto não é tão evidente a percepção que o publico tem sobre a problemática ambiental, havendo necessidade de ações e praticas educativa continuas para alcançar objetivos satisfatórios. Os resultados obtidos proporcionaram um levantamento da problemática e possibilitará a sugestões de ações e praticas para que a Educação Ambiental sensibilize os discentes para minimizar tal problema, através de métodos e técnicas que facilitem o processo construtivo de uma nova racionalidade ambiental.

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