Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHANDO OS CONCEITOS DE ENERGIA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: ENERGIAS RENOVÁVEIS, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38688
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2242
    "inscrito_id" => 7458
    "titulo" => "TRABALHANDO OS CONCEITOS DE ENERGIA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "A física contemporânea deve ser abordada no ensino médio, como sugerem inúmeras pesquisas feitas este respeito, desde que seus tópicos sejam contextualizados com o cotidiano dos alunos. Levando em conta essa perspectiva elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica baseada na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e desenvolvemos com alunos do 1º ano do ensino médio da E. E. E. F. M. Rio Caeté na cidade de Bragança – PA, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Sabemos que inovações tecnológicas são desenvolvidas a partir do momento que o homem domina os conhecimentos físicos da natureza. E no campo da física moderna e do estudo de energias essas inovações possuem grande impacto na forma em que vivemos atualmente. Desse modo se faz necessário estudos a respeito de energia e novas fontes alternativas a fim de dar-se uma possível contribuição para a questão energética. Ressaltamos as atividades propostas com metodologias diferenciadas, priorizando o trabalho e colaboração em grupo, com uma abordagem histórica através de aulas expositivo-discursivas, apresentação de vídeos e pesquisas bibliográficas, destacando desde a evolução do pensamento científico (modelo geocêntrico X modelo heliocêntrico), até os principais tipos de energias existentes frisando a importância da energia para nós, seres vivos, e como a utilização de energias renováveis tem papel fundamental para preservação do meio ambiente. Também serão enfatizadas as aulas experimentais, com o objetivo de construir um exemplar de um aquecedor solar e um fogão solar, com o uso de materiais acessíveis e de baixo custo. Por fim, vamos orientar os alunos a expor esses conhecimentos em uma monstra de ciências que acontecerá na escola onde a proposta está sendo desenvolvida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENERGIAS RENOVÁVEIS, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7458_11092017190656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLÓRIA MARIA CONDE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GLÓRIA CONDE"
    "autor_email" => "gloriaconde200910@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38688
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2242
    "inscrito_id" => 7458
    "titulo" => "TRABALHANDO OS CONCEITOS DE ENERGIA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "A física contemporânea deve ser abordada no ensino médio, como sugerem inúmeras pesquisas feitas este respeito, desde que seus tópicos sejam contextualizados com o cotidiano dos alunos. Levando em conta essa perspectiva elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica baseada na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e desenvolvemos com alunos do 1º ano do ensino médio da E. E. E. F. M. Rio Caeté na cidade de Bragança – PA, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Sabemos que inovações tecnológicas são desenvolvidas a partir do momento que o homem domina os conhecimentos físicos da natureza. E no campo da física moderna e do estudo de energias essas inovações possuem grande impacto na forma em que vivemos atualmente. Desse modo se faz necessário estudos a respeito de energia e novas fontes alternativas a fim de dar-se uma possível contribuição para a questão energética. Ressaltamos as atividades propostas com metodologias diferenciadas, priorizando o trabalho e colaboração em grupo, com uma abordagem histórica através de aulas expositivo-discursivas, apresentação de vídeos e pesquisas bibliográficas, destacando desde a evolução do pensamento científico (modelo geocêntrico X modelo heliocêntrico), até os principais tipos de energias existentes frisando a importância da energia para nós, seres vivos, e como a utilização de energias renováveis tem papel fundamental para preservação do meio ambiente. Também serão enfatizadas as aulas experimentais, com o objetivo de construir um exemplar de um aquecedor solar e um fogão solar, com o uso de materiais acessíveis e de baixo custo. Por fim, vamos orientar os alunos a expor esses conhecimentos em uma monstra de ciências que acontecerá na escola onde a proposta está sendo desenvolvida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENERGIAS RENOVÁVEIS, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7458_11092017190656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLÓRIA MARIA CONDE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GLÓRIA CONDE"
    "autor_email" => "gloriaconde200910@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A física contemporânea deve ser abordada no ensino médio, como sugerem inúmeras pesquisas feitas este respeito, desde que seus tópicos sejam contextualizados com o cotidiano dos alunos. Levando em conta essa perspectiva elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica baseada na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e desenvolvemos com alunos do 1º ano do ensino médio da E. E. E. F. M. Rio Caeté na cidade de Bragança – PA, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Sabemos que inovações tecnológicas são desenvolvidas a partir do momento que o homem domina os conhecimentos físicos da natureza. E no campo da física moderna e do estudo de energias essas inovações possuem grande impacto na forma em que vivemos atualmente. Desse modo se faz necessário estudos a respeito de energia e novas fontes alternativas a fim de dar-se uma possível contribuição para a questão energética. Ressaltamos as atividades propostas com metodologias diferenciadas, priorizando o trabalho e colaboração em grupo, com uma abordagem histórica através de aulas expositivo-discursivas, apresentação de vídeos e pesquisas bibliográficas, destacando desde a evolução do pensamento científico (modelo geocêntrico X modelo heliocêntrico), até os principais tipos de energias existentes frisando a importância da energia para nós, seres vivos, e como a utilização de energias renováveis tem papel fundamental para preservação do meio ambiente. Também serão enfatizadas as aulas experimentais, com o objetivo de construir um exemplar de um aquecedor solar e um fogão solar, com o uso de materiais acessíveis e de baixo custo. Por fim, vamos orientar os alunos a expor esses conhecimentos em uma monstra de ciências que acontecerá na escola onde a proposta está sendo desenvolvida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.