A física contemporânea deve ser abordada no ensino médio, como sugerem inúmeras pesquisas feitas este respeito, desde que seus tópicos sejam contextualizados com o cotidiano dos alunos. Levando em conta essa perspectiva elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica baseada na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e desenvolvemos com alunos do 1º ano do ensino médio da E. E. E. F. M. Rio Caeté na cidade de Bragança – PA, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Sabemos que inovações tecnológicas são desenvolvidas a partir do momento que o homem domina os conhecimentos físicos da natureza. E no campo da física moderna e do estudo de energias essas inovações possuem grande impacto na forma em que vivemos atualmente. Desse modo se faz necessário estudos a respeito de energia e novas fontes alternativas a fim de dar-se uma possível contribuição para a questão energética. Ressaltamos as atividades propostas com metodologias diferenciadas, priorizando o trabalho e colaboração em grupo, com uma abordagem histórica através de aulas expositivo-discursivas, apresentação de vídeos e pesquisas bibliográficas, destacando desde a evolução do pensamento científico (modelo geocêntrico X modelo heliocêntrico), até os principais tipos de energias existentes frisando a importância da energia para nós, seres vivos, e como a utilização de energias renováveis tem papel fundamental para preservação do meio ambiente. Também serão enfatizadas as aulas experimentais, com o objetivo de construir um exemplar de um aquecedor solar e um fogão solar, com o uso de materiais acessíveis e de baixo custo. Por fim, vamos orientar os alunos a expor esses conhecimentos em uma monstra de ciências que acontecerá na escola onde a proposta está sendo desenvolvida.