O desenho se apresenta como uma das mais antigas formas que o ser humano desenvolveu para expressar sensações e contar historias do cotidiano. As imagens possuem um importante papel na construção das ideias, por se tratar de uma forma de linguagem que lida com os sentidos tanto do autor como do observador, permitindo inúmeras relações e diferentes possibilidades de compreensão. Da mesma forma, a ilustração cientifica auxilia a comunicação de estudos e descobertas científicas graças à possibilidade em evidenciar características especificas e construir modelos explicativos para diversos conceitos e fenômenos biológicos. O estudo procurou investigar como a produção de desenhos por alunos do oitavo ano de uma Escola Família Agrícola (EFA), pode facilitar a compreensão de conteúdos relacionados às plantas, visto que a Botânica é uma disciplina que apresenta conceitos e termos bastante específicos e que normalmente dificulta seu aprendizado. A intervenção foi realizada em seis encontros: no primeiro, realizamos uma conversa para conhecer o que os alunos entendiam pela temática do desenho e ilustração cientifica; no segundo, fizemos um passeio no qual os alunos mostraram as plantas que existem no espaço escolar; no encontros seguintes, realizamos com os alunos uma oficina de ilustração. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa foi possível conhecer um pouco sobre as concepções e saberes dos alunos sobre o reino das plantas, sobretudo aquelas que existem no espaço escolar. Eles demostraram uma relação bastante intima com as plantas comuns ao semiárido e a realidade do campo. Durante a pesquisa foi possível perceber, através das falas, que os alunos reconhecem características morfológicos que cientificamente definem e agrupam as plantas, bem como nomes científicos. Dessa forma, o exercício de observar e representar essas estruturas ao longo das etapas do processo de ilustração contribuiu na aprendizagem não só de habilidades artísticas, mas também de conhecimentos relativos ao ensino de botânica.