Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a vivência do Programa Ensino Médio Inovador em uma escola da rede estadual de Pernambuco, a fim de identificar se houve melhoria da qualidade da educação ofertada na unidade escolar. Para atender a esta demanda foi preciso analisar o ProEMI no contexto das políticas públicas para o Ensino Médio; identificar quais práticas pedagógicas inovadoras eram desenvolvidas no ambiente escolar, como estas se articulavam com a proposta curricular, se estas contribuíram para a melhoria dos resultados internos da escola e, por fim, construir coletivamente um plano de ação que aprimorasse as atividades realizadas, fortalecesse a articulação das mesmas com os componentes curriculares além de propor uma formação continuada para os professores que trabalham com o programa. Para alcançar tais objetivos foram coletados dados através de questionários, entrevista semi-estruturada, observação participante e alguns elementos da técnica do grupo focal. Os dados Foram tratados de forma qualitativa, sob a metodologia da pesquisa-ação. Ao final da pesquisa comprovamos através dos depoimentos e levantamento dos dados numéricos referentes ao fluxo escolar, que os resultados foram muito positivos quanto à diminuição do abano e melhoria dos índices de aprovação, constatamos ainda que a melhoria da qualidade da educação pode ser refletida nas diversas ações implementadas pela escola e que incidem no processo da formação humana, na organização do currículo e no processo de ensino aprendizagem, ações que vão além das taxas.
Palavras chaves: ProEMI, Inovações Pedagógicas, Qualidade da Educação,Políticas Públicas. Pernambuco.