Nos últimos anos, as instituições educacionais realizaram esforços consideráveis na melhoria de cursos / tecnologia técnica e nos métodos empregados de ensino e aprendizagem. Existem várias razões que levam a tais mudanças, entre elas podemos destacar a necessidade de despertar novas habilidades nos alunos, bem como proporcionar participação interpessoal e interdisciplinar, buscando o desenvolvimento de novas tecnologias e criatividade. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um manipulador com propósitos educacionais. Controlado por um sistema informático, pode servir de plataforma para estudos e testes, através da aplicação de conhecimentos teóricos em disciplinas relacionadas. A estrutura do manipulador foi composta de bases, juntas, uniões e pinças. A base e as juntas são servomotores responsáveis por seus movimentos, no sentido horário e anti-horário, para cima e para baixo. As pinças devem pegar, proteger e transportar o objeto de um ponto para outro. Os acrílicos, links, têm a função de interface entre as juntas. Este estudo destina-se a áreas de ajuda de professores, técnicas e tecnológicas, no desenvolvimento interdisciplinar, uma vez que as diversas áreas e etapas necessárias para a construção do manipulador, envolveram conteúdos práticos e teóricos na mecatrônica.