O presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância do ensino reflexivo da língua portuguesa, dentro da concepção sociointeracionista da linguagem, através de um exercício de aprendizagem aplicado nas turmas do 7º ano, em uma escola estadual de ensino fundamental, no município de Rio Tinto - PB. Partimos dos diversos questionamentos, levantados por nossos alunos, sobre algumas palavras e expressões vistas em redes sociais, se tais construções estariam “certas” ou “erradas” e se poderiam falar ou escrever segundo aqueles modelos. A partir destes questionamentos, trabalhamos os diversos conceitos de gramática, variedades linguísticas, norma padrão, dentre outros. As contribuições teóricas foram dadas por Faraco (2008), Travaglia (2006), Mendes (2013), Barbosa (2016), Castilho (2012), Azeredo (2010) e Neves (2013), no que tange as várias concepções do ensino de ‘gramática’ e as diversas classificações das ‘variações linguísticas’. Inicialmente, traçamos de modo sucinto o propósito do nosso artigo. Em seguida, trouxemos uma breve consideração a respeito do ensino da língua portuguesa em relação às diversas concepções de gramática. Em um terceiro momento, tratamos do conceito de língua e suas variações, especificando de forma breve algumas destas ocorrências. Um quarto momento, dedicamos aos gêneros digitais com destaque para os ‘memes’. Finalizamos o trabalho com a análise desta atividade tecendo, assim, algumas considerações sobre os objetivos alcançados mediante a aplicação das atividades. Após os resultados, acreditamos, portanto, que estamos levando nossos alunos a compreenderem mais e melhor suas realidades que, assim como a língua e suas normas, são diversas. Acreditamos também que fomentamos algumas ideias que possam contribuir para o desenvolvimento de pensamentos críticos, em relação aos preconceitos linguísticos ainda tão arraigados entre nós brasileiros.