Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: LEITURA, ENSINO, LITERATURA, CONTEMPORANEIDADE Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37645
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4403
    "inscrito_id" => 10181
    "titulo" => "O ENSINO DA LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "Refletir sobre o papel da literatura na escola, frente às concepções de linguagem, e suas implicações para o ensino da língua materna é uma necessidade com a qual lida os professores de língua portuguesa na contemporaneidade, perante à desmotivação com que é encarada essa área de estudo. Partindo desta realidade, este trabalho objetiva a discussão dessa temática a partir das observações que se deram em sala de aula e do que propõem teóricos que têm contribuído para a produção de suporte teóricos das práticas de sala de aula, comparada ao ensino de literatura, além de fomentar o diálogo acerca do que os professores dessa disciplina vêm fazendo para que os alunos se sintam motivados pela leitura. Nessa perspectiva, é enfatizada a importância do trabalho com gêneros textuais e literários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, frente à contextualização e à intertextualidade literárias como aspectos importantes no tratamento com o texto desse gênero em situação de ensino. A proposta aqui destaca a faculdade de intercambiar experiências como uma característica a que os seres humanos parecem cada vez mais privados. Além disso, as discussões propostas aqui suscitam reflexões acerca do objeto de ensino da disciplina literatura, sabendo-se das implicações inerentes ao ensino dessa área de conhecimento, possibilitando associações com o contexto de práticas de leitura no âmbito do ensino-aprendizagem. Em suma, este trabalho se constitui em uma sistematização oriunda das reflexões acerca da função do Ensino da Literatura na educação básica do Brasil, adotando uma visão crítica acerca do caráter propedêutico que se instaurou nessa área de conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO, LITERATURA, CONTEMPORANEIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID10181_16102017212738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENILDO PINHEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSENILDO SILVA"
    "autor_email" => "pinheiro.silva@ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37645
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4403
    "inscrito_id" => 10181
    "titulo" => "O ENSINO DA LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "Refletir sobre o papel da literatura na escola, frente às concepções de linguagem, e suas implicações para o ensino da língua materna é uma necessidade com a qual lida os professores de língua portuguesa na contemporaneidade, perante à desmotivação com que é encarada essa área de estudo. Partindo desta realidade, este trabalho objetiva a discussão dessa temática a partir das observações que se deram em sala de aula e do que propõem teóricos que têm contribuído para a produção de suporte teóricos das práticas de sala de aula, comparada ao ensino de literatura, além de fomentar o diálogo acerca do que os professores dessa disciplina vêm fazendo para que os alunos se sintam motivados pela leitura. Nessa perspectiva, é enfatizada a importância do trabalho com gêneros textuais e literários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, frente à contextualização e à intertextualidade literárias como aspectos importantes no tratamento com o texto desse gênero em situação de ensino. A proposta aqui destaca a faculdade de intercambiar experiências como uma característica a que os seres humanos parecem cada vez mais privados. Além disso, as discussões propostas aqui suscitam reflexões acerca do objeto de ensino da disciplina literatura, sabendo-se das implicações inerentes ao ensino dessa área de conhecimento, possibilitando associações com o contexto de práticas de leitura no âmbito do ensino-aprendizagem. Em suma, este trabalho se constitui em uma sistematização oriunda das reflexões acerca da função do Ensino da Literatura na educação básica do Brasil, adotando uma visão crítica acerca do caráter propedêutico que se instaurou nessa área de conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO, LITERATURA, CONTEMPORANEIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID10181_16102017212738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENILDO PINHEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSENILDO SILVA"
    "autor_email" => "pinheiro.silva@ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Refletir sobre o papel da literatura na escola, frente às concepções de linguagem, e suas implicações para o ensino da língua materna é uma necessidade com a qual lida os professores de língua portuguesa na contemporaneidade, perante à desmotivação com que é encarada essa área de estudo. Partindo desta realidade, este trabalho objetiva a discussão dessa temática a partir das observações que se deram em sala de aula e do que propõem teóricos que têm contribuído para a produção de suporte teóricos das práticas de sala de aula, comparada ao ensino de literatura, além de fomentar o diálogo acerca do que os professores dessa disciplina vêm fazendo para que os alunos se sintam motivados pela leitura. Nessa perspectiva, é enfatizada a importância do trabalho com gêneros textuais e literários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, frente à contextualização e à intertextualidade literárias como aspectos importantes no tratamento com o texto desse gênero em situação de ensino. A proposta aqui destaca a faculdade de intercambiar experiências como uma característica a que os seres humanos parecem cada vez mais privados. Além disso, as discussões propostas aqui suscitam reflexões acerca do objeto de ensino da disciplina literatura, sabendo-se das implicações inerentes ao ensino dessa área de conhecimento, possibilitando associações com o contexto de práticas de leitura no âmbito do ensino-aprendizagem. Em suma, este trabalho se constitui em uma sistematização oriunda das reflexões acerca da função do Ensino da Literatura na educação básica do Brasil, adotando uma visão crítica acerca do caráter propedêutico que se instaurou nessa área de conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.