O presente artigo tem a finalidade de discutir as questões relacionadas a sexualidade na adolescência, tomando como referência uma atividade de extensão realizada com os alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Por meio desta, buscamos discutir aspectos inerentes a sexualidade buscando desconstruir concepções arraigadas, historicamente construídas a respeito da sexualidade. Tendo em vista que ainda persistem muitos tabus sobre a sexualidade, a inserção desta temática no contexto escolar passa por grandes enfrentamentos, principalmente pela educação sexual ser associada a prioritariamente a biologia e a incitação ao sexo. Além disso, percebe-se que no universo escolar há pouco espaço para esta discussão, sobretudo devido os professores se esquivarem desta tarefa. Por esta razão, por meio da atividade mencionada, identificamos que os adolescentes apresentam forte interesse em expressar seus medos, angústias e dúvidas em relação a sexualidade, o que vem demonstrar a importância desta discussão no âmbito escolar. O trabalho realizado ocorreu em Agosto de 2017, utilizando uma adaptação da Matriz S.W.O.T, também denominada de análise F.O.F.A. com o objetivo de apreender os principais temas relacionados à sexualidade presentes no grupo. Foram identificados quatro eixos temáticos, a saber: Medos, Vontades, Discriminação e Desafios. Observamos que os adolescentes apresentam forte interesse para discutir aspectos relacionados a sexualidade pois não encontram na família e na escola o respaldo necessário para direcionar suas angústias e inquietações. Durante a realização do trabalho, verificamos que a inserção das discussões sobre a sexualidade no ambiente escolar pode possibilitar mudanças e desconstruir concepções equivocadas acerca da sexualidade.