SOUZA, Mayara Ferreira De et al.. Dificuldades encontradas no ensino de botânica. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36472>. Acesso em: 22/11/2024 00:11
Estamos vivendo em um momento da Educação que tudo inclui o ensino de aulas praticas ou lúdicas para dar mais um estimulo aos alunos. Então porque não introduzir nas aulas de Botânica? Muitas vezes os alunos perdem o interesse por uma disciplina por achá-la entediante demais e nosso dever como professores e futuros docentes é fazer com que o aluno aprenda, tenha vontade de estar presente em nossas aulas e acima de tudo de adquirir esse conhecimento. Uma das maiores dificuldades que encontramos no ensino de botânica, são os nomes de algumas estruturas que os alunos acham muito difíceis ou grandes demais e aulas sempre dentro da sala com apenas teoria e nada de prática, então Nosso objetivo ao realizarmos essa pesquisa foi com o intuito de propor uma melhoria para o ensino de botânica que são as aulas de campo: que tem por finalidade mostrar aos alunos a vegetação que rodeia a escola, colhendo algumas amostras de folhas para mostrar suas estruturas a eles; aulas práticas: como a extração da clorofila, ensaio de germinação entre outras. Pois é uma disciplina muito desprezada na escola, mesmo contendo uma variedade de assuntos para serem ensinados, mas infelizmente alguns professores não abordam todos os temas, deixando assim os alunos com um mínimo de conhecimento sobre a área. KRASILCHIK (1996) Afirma que “as principais funções das aulas práticas reconhecidas na literatura em relação ao ensino de Ciências são: despertar e manter o interesse dos alunos; envolver os estudantes em investigações científicas; desenvolver capacidade de resolver problemas; compreender conceitos básicos e desenvolver habilidades”.