O presente trabalho aborda a análise das práticas utilizadas pelo professor para desenvolvera atividades de leitura no espaço de sala de aula na fase inicial de letramento tendo em vista os eixos centrais formativos do hábito da prática de leitura dentro e fora da escola. Contudo, buscou-se refletir sobre como a leitura deve fazer parte do contexto social e da vida da criança no processo inicial de alfabetização desde os anos iniciais de escolarização, é com essa prática que elas poderão interagir com textos diversificados, nos diversos segmentos sociais: informativo, sugestivos e determinantes. Assim, os alunos podem mais tarde tomar gosto pelo ato de ler, o que favorece a prática de bons escritores, ou seja, constituindo-se em leitores e escritores críticos e reflexivos, pois toda criança encontra na leitura um prazer especial para a sua vida interior e para a compreensão do mundo. Nesse sentido, é que se desenvolveu essa pesquisa com a finalidade de refletir sobre a prática do professor na formação de leitores a partir dos contos infantis favorecendo a criança a compreensão do lido com o conto e reconto no espaço escolar e as estratégias desenvolvidas em sala de aula.