A profissão docente é permeada de singularidades específicas que tornam o cotidiano do
profissional cada vez mais desafiador, no sentido de que o professor é impelido a adaptar-se às
particularidades dos ambientes aos quais estão inseridos. Neste interim, diversos estudiosos em Ensino
de Ciências concordam que a formação continuada dos professores se faz indispensável em todos os
níveis de ensino e variados contextos escolares. A formação inicial de professores tem ocorrido de
forma precária com fragmentação do currículo, o que justifica cursos de formação continuada visando
a atualização e suprindo as deficiências desta formação. Considera-se ainda que existe uma lacuna e
falta de integração da universidade com a educação básica. O presente trabalho relata uma experiência
vivenciada durante a realização de um projeto de extensão que propõe uma parceria entre a Secretaria
Municipal de Educação de Orizona-GO, o IF Goiano Campus Urutaí (Pibid/Prodocência/Extensão) e a
Universidade Federal de Uberlândia no sentido de promover ações de formação continuada voltadas
aos professores de Ciências do referido município. A ação envolveu licenciandos dos cursos de
Ciências Biológicas e Química, bem como professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
(EBTT) de ambas as áreas, sendo propostas de acordo com a demanda sinalizada pelos próprios
professores envolvidos. Formar professores que saibam como integrar as questões sociais, trabalhar os
temas transversais é um passo para que a sala de aula se torne um espaço de conhecimento e
informação sobre a sociedade como um todo. A Educação sexual é uma temática de fundamental
importância que exige uma capacitação dos educadores para a incorporação de tal tema na sala de
aula. A atividade foi desenvolvida no dia 14 de agosto de 2017 com os professores de Ciências da
Rede Municipal de Ensino do município de Orizona-GO, na sede da Secretaria de Educação deste
mesmo município, por intermédio dos discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas e
Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, que fazem parte do projeto de
Extensão intitulado: “Formação continuada de professores de ciências: contribuições para a prática
pedagógica na rede municipal de ensino de Orizona/GO”. Após reuniões realizadas entre a professora
orientadora e os licenciandos, a partir de levantamento prévio realizado com os professores em
formação continuada, foi elaborada uma atividade interativa sobre a estrutura e função dos sistemas
reprodutores masculino e feminino. A atividade foi realizada com os professores, com o intuito de
aumentar o repertório metodológico dos mesmos, incentivando-os a adaptarem a atividade às
realidades vivenciadas por eles em cada escola onde atuam. Espera-se com isso fortalecer a relação
escola/universidade, bem como o ensino sobre sexualidade no município.