Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REFLEXÕESACERCA DO TEMA SEXUALIDADE

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, RELAÇÃO ESCOLA / UNIVERSIDADE, SEXUALIDADE NA ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      profissional cada vez mais desafiador, no sentido de que o professor é impelido a adaptar-se às\r\n
      particularidades dos ambientes aos quais estão inseridos. Neste interim, diversos estudiosos em Ensino\r\n
      de Ciências concordam que a formação continuada dos professores se faz indispensável em todos os\r\n
      níveis de ensino e variados contextos escolares. A formação inicial de professores tem ocorrido de\r\n
      forma precária com fragmentação do currículo, o que justifica cursos de formação continuada visando\r\n
      a atualização e suprindo as deficiências desta formação. Considera-se ainda que existe uma lacuna e\r\n
      falta de integração da universidade com a educação básica. O presente trabalho relata uma experiência\r\n
      vivenciada durante a realização de um projeto de extensão que propõe uma parceria entre a Secretaria\r\n
      Municipal de Educação de Orizona-GO, o IF Goiano Campus Urutaí (Pibid/Prodocência/Extensão) e a\r\n
      Universidade Federal de Uberlândia no sentido de promover ações de formação continuada voltadas\r\n
      aos professores de Ciências do referido município. A ação envolveu licenciandos dos cursos de\r\n
      Ciências Biológicas e Química, bem como professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico\r\n
      (EBTT) de ambas as áreas, sendo propostas de acordo com a demanda sinalizada pelos próprios\r\n
      professores envolvidos. Formar professores que saibam como integrar as questões sociais, trabalhar os\r\n
      temas transversais é um passo para que a sala de aula se torne um espaço de conhecimento e\r\n
      informação sobre a sociedade como um todo. A Educação sexual é uma temática de fundamental\r\n
      importância que exige uma capacitação dos educadores para a incorporação de tal tema na sala de\r\n
      aula. A atividade foi desenvolvida no dia 14 de agosto de 2017 com os professores de Ciências da\r\n
      Rede Municipal de Ensino do município de Orizona-GO, na sede da Secretaria de Educação deste\r\n
      mesmo município, por intermédio dos discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas e\r\n
      Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, que fazem parte do projeto de\r\n
      Extensão intitulado: “Formação continuada de professores de ciências: contribuições para a prática\r\n
      pedagógica na rede municipal de ensino de Orizona/GO”. Após reuniões realizadas entre a professora\r\n
      orientadora e os licenciandos, a partir de levantamento prévio realizado com os professores em\r\n
      formação continuada, foi elaborada uma atividade interativa sobre a estrutura e função dos sistemas\r\n
      reprodutores masculino e feminino. A atividade foi realizada com os professores, com o intuito de\r\n
      aumentar o repertório metodológico dos mesmos, incentivando-os a adaptarem a atividade às\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A profissão docente é permeada de singularidades específicas que tornam o cotidiano do profissional cada vez mais desafiador, no sentido de que o professor é impelido a adaptar-se às particularidades dos ambientes aos quais estão inseridos. Neste interim, diversos estudiosos em Ensino de Ciências concordam que a formação continuada dos professores se faz indispensável em todos os níveis de ensino e variados contextos escolares. A formação inicial de professores tem ocorrido de forma precária com fragmentação do currículo, o que justifica cursos de formação continuada visando a atualização e suprindo as deficiências desta formação. Considera-se ainda que existe uma lacuna e falta de integração da universidade com a educação básica. O presente trabalho relata uma experiência vivenciada durante a realização de um projeto de extensão que propõe uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Orizona-GO, o IF Goiano Campus Urutaí (Pibid/Prodocência/Extensão) e a Universidade Federal de Uberlândia no sentido de promover ações de formação continuada voltadas aos professores de Ciências do referido município. A ação envolveu licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas e Química, bem como professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) de ambas as áreas, sendo propostas de acordo com a demanda sinalizada pelos próprios professores envolvidos. Formar professores que saibam como integrar as questões sociais, trabalhar os temas transversais é um passo para que a sala de aula se torne um espaço de conhecimento e informação sobre a sociedade como um todo. A Educação sexual é uma temática de fundamental importância que exige uma capacitação dos educadores para a incorporação de tal tema na sala de aula. A atividade foi desenvolvida no dia 14 de agosto de 2017 com os professores de Ciências da Rede Municipal de Ensino do município de Orizona-GO, na sede da Secretaria de Educação deste mesmo município, por intermédio dos discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, que fazem parte do projeto de Extensão intitulado: “Formação continuada de professores de ciências: contribuições para a prática pedagógica na rede municipal de ensino de Orizona/GO”. Após reuniões realizadas entre a professora orientadora e os licenciandos, a partir de levantamento prévio realizado com os professores em formação continuada, foi elaborada uma atividade interativa sobre a estrutura e função dos sistemas reprodutores masculino e feminino. A atividade foi realizada com os professores, com o intuito de aumentar o repertório metodológico dos mesmos, incentivando-os a adaptarem a atividade às realidades vivenciadas por eles em cada escola onde atuam. Espera-se com isso fortalecer a relação escola/universidade, bem como o ensino sobre sexualidade no município.

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