O presente artigo vem abordar a questão de que muitos dos licenciandos não demonstram muito interesse pelas disciplinas pedagógicas que compõe a matriz curricular das licenciaturas e diante deste princípio procuramos fazer uma investigação para identificar que fatores estão colaborado para que isso venha ocorrendo e se estes reconhecem a importância dessas áreas na sua formação docente. Mediante a identificação desta problemática elaboramos um questionário, visto que este é um tipo de recurso muito recorrido em pesquisas de caráter cientifico por conta da sua praticidade, pois levanta um número elevado de informações em um curto período de tempo. O mesmo foi aplicado nas turmas de licenciatura de diferentes períodos de Ciencias Biológicas do Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias. Esta pesquisa é do tipo qualitativa este modelo de investigação vem sendo utilizado com frequência em pesquisas na educação e a avaliação dos resultados foi feito com base nos relatos dos alunos e segue o método proposto por Laurence Bardin o da técnica da análise dos conteúdos. Mediante a observação das informações colhidas podemos concluir que vários fatores contribuem para que isso esteja ocorrendo dentre eles destacamos a metodologia usada pelos professores dessas áreas, onde para os estudantes é considerada cansativa e com aprendizagem nada produtiva, a relação professor-aluno, visto que esta relação tem caráter transformador na aprendizagem dos estudantes, destacaram que os professores das disciplinas especificas deveriam estimular mais os estudantes no que diz respeito a melhorarem seu interesse pelas pedagógicas além de relatarem que a instituição de ensino deveria dar mais suporte aos professores das pedagógicas.