Esta pesquisa teve por objetivo analisar e discutir a respeito do planejamento educacional ocorrente em uma escola Municipal de Parintins, trazendo a concepção de cada professor em relação ao planejamento, a importância na prática docente, como se desenvolve e quais as dificuldades enfrentadas na execução do planejamento. Este estudo fundamenta-se em teóricos como: Libâneo (1994), Lück (2009), Menegolla (2012), Selbach (2010) e Tosi (2003) entre outros que discutem sobre o planejamento. Este trabalho possui o caráter qualitativo e abordagem fenomenológica, que nos possibilitou refletir em relação ao fenômeno pesquisado, nos permitindo uma análise sobre a concepção dos educadores assim como da realidade escolar dos sujeitos da pesquisa, foi empregado a pesquisa bibliográfica, a observação direta da realidade por meio do estudo de campo e na coleta de dados fez - se necessário a utilização da entrevista estruturada. Os relatos dos sujeitos da pesquisa evidenciam a importância do planejamento no fazer pedagógico, sendo que o planejamento é substancial para uma boa aula sendo este característico de organização e racionalização de atividades trabalhadas em sala de aula. O cotidiano escolar por se caracterizar como um processo bastante complexo mostra várias barreiras enfrentadas no dia-a-dia pelos professores na execução do planejamento, dentre os desafios relatados está a falta de materiais pedagógicos, a interrupção das aulas por motivos extraescolar, a falta de atenção da maioria dos alunos tendo como fator o uso de aparelhos de comunicação em sala de aula, a impossibilidade de trabalhar da mesma maneira com todos os alunos por questão dos mesmos apresentarem diferentes níveis de aprendizagem e o não cumprimento da proposta curricular, interferindo diretamente no planejamento realizado pelo educador. Portanto este estudo contribuirá para uma melhor análise sobre o planejamento educacional, sua importância na prática do educador assim como os desafios e barreiras encontradas no cumprimento do mesmo e a importância da flexibilidade na ação pedagógica.