O presente artigo é sobre as dissertações e teses defendidas no Brasil relacionadas ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas. A elaboração, execução e avaliação de forma democrática do PPP nas escolas podem constituí-lo em um instrumento que norteia as ações da comunidade escolar e local na instituição, ou seja, a atuação dos sujeitos que compõem desde a gestão escolar à sala de aula poderão ser baseados no mesmo. Buscamos analisar os resumos dessas produções disponibilizados no banco de dados da Capes no período de 2013-2016. A pesquisa foi ancorada pela abordagem qualitativa, cujo tipo de pesquisa foi a bibliográfica. Este estado do conhecimento constitui-se no resultado de um levantamento e revisão do conhecimento produzido sobre a temática, baseado nos procedimentos propostos por Romanowski e Ens (2006). Neste sentido, foi necessário estabelecer critérios para a seleção do material que compusesse o corpus do estudo, dentre eles possuírem o descritor Projeto Político-Pedagógico no título da produção, ser da área da Ciências Humanas, está incluído na área da Educação e vinculado a Educação Básica. As leituras dos resumos objetivaram visualizar o tema, o problema de pesquisa, os objetivos, os autores utilizados no referencial teórico, a metodologia da pesquisa, conclusões das pesquisas e contribuições para a comunidade acadêmica, principalmente para a realidade das escolas, tendo em vista que os gestores escolares poderão utilizar seus achados para a melhoria do processo de elaboração, execução e avaliação do PPP. Após a análise dessas informações, percebemos as características das pesquisas, a partir disso, foi possível expor o conhecimento produzido sobre o PPP considerando o recorte temporal de análise estabelecido para o estudo.