A Matemática é uma disciplina ligada ao desenvolvimento social do homem. No âmbito escolar a Matemática é vista com grande dificuldade e desmotivação pelos alunos. É importante, então, enfatizar o respeito entre educandos e educadores, criando um caminho de mão dupla entre o ato de aprender e ensinar, respeitando a individualidade e estimulando a coletividade. Assim, a responsabilidade do educador é muito grande em seu fazer pedagógico, refletindo sobre sua metodologia usada em sala de aula. Com isso, faz-se necessário que o professor planeje e avalie suas aulas tornando-as mais dinâmicas e atraentes. Por isso, o estudo tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender frações por meio da utilização de material concreto, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo. Tomando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais que recomendam a utilização do material concreto, pois o mesmo é bastante significativo no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia abordada trata-se da aplicação de uma sequência didática com a utilização do material concreto construído com cartolinas de diferentes cores, aplicada a 35 alunos da primeira série do ensino médio de uma escola pública de Petrolina-PE, possibilitando o aluno a ampliar seu conhecimento sobre fração. O resultado observado, com o uso do material concreto, foi a compreensão do conceito de fração, onde antes existia dificuldades. Podendo assim reverter o baixo desempenho na resolução de atividades envolvendo frações. Após a análise dos resultados, concluiu-se que quando o professor desenvolve atividades significativas com diferentes tipos de material concreto os alunos constroem esse conceito com mais facilidade, deixando de apenas memorizar as regras.