Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO, LEITURA E SALA DE AULA: COMO FORMAR UM LEITOR?

Palavra-chaves: LETRAMENTO LITERÁRIO, PROPOSTAS PEDAGÓGICAS, MODOS DE LEITURA, COSSON, COSSON Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37340
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2308
    "inscrito_id" => 6271
    "titulo" => "LETRAMENTO, LEITURA E SALA DE AULA: COMO FORMAR UM LEITOR?"
    "resumo" => "O presente estudo traz uma discussão acerca do problema das abordagens de leitura e a formação do leitor competente, a partir de algumas reflexões críticas da relação leitor, texto e mundo, como preconiza as concepções interacionistas da linguagem. A metodologia é constituída inicialmente pela apresentação dos limites das abordagens na prática da leitura, para depois seguir com algumas ponderações críticas que mobilizam visões mais amplas, como a proposta do letramento. O nosso percurso investigativo embasa-se na pesquisa bibliográfica e objetiva realizar uma sucinta exposição sobre o problema, ao mesmo tempo que apresenta as estratégias do letramento literário na formação do leitor competente. A questão inicial a ser respondida é a de que sendo a leitura um instrumento reconhecidamente relevante, como atestam os documentos curriculares e os programas de educação, por qual motivo a escola não consegue formar um leitor competente?  Na verdade, a questão é complexa porque envolve um conjunto de fatores que vão desde a precariedade da formação do professor, passando pelos seus baixos salários, o problema logístico dos recursos, até propriamente a falta de compreensão das propostas interacionistas da leitura, as quais exigem uma lógica metodológica mais ampla sobre os textos. A proposta do letramento literário, tomando a literatura em sua capacidade plástica de se transformar em vários discursos, procura cotejar essa fluidez do texto no sentido de que texto e mundo se articulam dialeticamente de modo a realizar a literatura como construção de experiência. A nossa base teórica reflexiva estará principalmente apoiada nas ponderações de Rildo Cosson, mas também em estudiosos (as) como Zilberman, Eliana Albuquerque, Menegassi e Fuza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, PROPOSTAS PEDAGÓGICAS, MODOS DE LEITURA, COSSON, COSSON"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6271_11092017203548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DE MELLO LAIME"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO LAIME"
    "autor_email" => "eddymello_16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37340
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2308
    "inscrito_id" => 6271
    "titulo" => "LETRAMENTO, LEITURA E SALA DE AULA: COMO FORMAR UM LEITOR?"
    "resumo" => "O presente estudo traz uma discussão acerca do problema das abordagens de leitura e a formação do leitor competente, a partir de algumas reflexões críticas da relação leitor, texto e mundo, como preconiza as concepções interacionistas da linguagem. A metodologia é constituída inicialmente pela apresentação dos limites das abordagens na prática da leitura, para depois seguir com algumas ponderações críticas que mobilizam visões mais amplas, como a proposta do letramento. O nosso percurso investigativo embasa-se na pesquisa bibliográfica e objetiva realizar uma sucinta exposição sobre o problema, ao mesmo tempo que apresenta as estratégias do letramento literário na formação do leitor competente. A questão inicial a ser respondida é a de que sendo a leitura um instrumento reconhecidamente relevante, como atestam os documentos curriculares e os programas de educação, por qual motivo a escola não consegue formar um leitor competente?  Na verdade, a questão é complexa porque envolve um conjunto de fatores que vão desde a precariedade da formação do professor, passando pelos seus baixos salários, o problema logístico dos recursos, até propriamente a falta de compreensão das propostas interacionistas da leitura, as quais exigem uma lógica metodológica mais ampla sobre os textos. A proposta do letramento literário, tomando a literatura em sua capacidade plástica de se transformar em vários discursos, procura cotejar essa fluidez do texto no sentido de que texto e mundo se articulam dialeticamente de modo a realizar a literatura como construção de experiência. A nossa base teórica reflexiva estará principalmente apoiada nas ponderações de Rildo Cosson, mas também em estudiosos (as) como Zilberman, Eliana Albuquerque, Menegassi e Fuza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, PROPOSTAS PEDAGÓGICAS, MODOS DE LEITURA, COSSON, COSSON"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6271_11092017203548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DE MELLO LAIME"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO LAIME"
    "autor_email" => "eddymello_16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente estudo traz uma discussão acerca do problema das abordagens de leitura e a formação do leitor competente, a partir de algumas reflexões críticas da relação leitor, texto e mundo, como preconiza as concepções interacionistas da linguagem. A metodologia é constituída inicialmente pela apresentação dos limites das abordagens na prática da leitura, para depois seguir com algumas ponderações críticas que mobilizam visões mais amplas, como a proposta do letramento. O nosso percurso investigativo embasa-se na pesquisa bibliográfica e objetiva realizar uma sucinta exposição sobre o problema, ao mesmo tempo que apresenta as estratégias do letramento literário na formação do leitor competente. A questão inicial a ser respondida é a de que sendo a leitura um instrumento reconhecidamente relevante, como atestam os documentos curriculares e os programas de educação, por qual motivo a escola não consegue formar um leitor competente? Na verdade, a questão é complexa porque envolve um conjunto de fatores que vão desde a precariedade da formação do professor, passando pelos seus baixos salários, o problema logístico dos recursos, até propriamente a falta de compreensão das propostas interacionistas da leitura, as quais exigem uma lógica metodológica mais ampla sobre os textos. A proposta do letramento literário, tomando a literatura em sua capacidade plástica de se transformar em vários discursos, procura cotejar essa fluidez do texto no sentido de que texto e mundo se articulam dialeticamente de modo a realizar a literatura como construção de experiência. A nossa base teórica reflexiva estará principalmente apoiada nas ponderações de Rildo Cosson, mas também em estudiosos (as) como Zilberman, Eliana Albuquerque, Menegassi e Fuza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.