Historicamente a Matemática tem sido considerada uma disciplina difícil, complicada e de acesso a poucos gênios. Essa dificuldade na compreensão dos conteúdos e conceitos matemáticos em parte está relacionada com o estilo próprio de sua linguagem, isto é, o conjunto de códigos e símbolos inerentes à linguagem matemática e que lhes dá significado. A compreensão dessa linguagem requer um trabalho mais aprofundado com o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita na sala de aula. Neste sentido, esse artigo apresenta uma proposta de pesquisa acadêmica desenvolvida através do PIBIC, cujo objetivo principal é realizar um estudo sobre as relações existentes entre linguagem matemática e Língua Materna no sentido de investigar como essas relações podem influenciar na aprendizagem de conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental a partir do trabalho com atividades de leitura e escrita nas aulas de Matemática. A revisão de literatura e o embasamento teórico da pesquisa em questão estão baseados, a priori, nos trabalhos de Cândido (2001), Grando (2013), Machado (2011), Fonseca e Cardoso (2009), Smole e Diniz (2001). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, dividida em duas fases: a primeira será uma pesquisa bibliográfica e a segunda constará de uma pesquisa de campo, na qual serão entrevistados professores de Matemática atuantes no Ensino Fundamental da Rede Básica de ensino do município de Monteiro, Paraíba. Como principais impactos deste estudo, podemos destacar: o incentivo à realização de pesquisas acadêmicas por parte de alunos graduandos do CCHE/UEPB, o estímulo à prática da leitura e da escrita nas aulas de Matemática visando contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, contribuições na formação inicial e continuada dos professores (e futuros professores) envolvidos na pesquisa, dentre outros;