O presente artigo apresenta algumas discussões pertinentes ao campo de estudo de estágio supervisionado e formação de professores de música. Se estrutura nos seguintes tópicos: a relação docente e discente, onde apresentamos uma breve discussão sobre a temática citada; o estágio supervisionado, que apresenta as concepções, do ponto de vista educacional, sobre esse campo; em seguida, um sub tópico intitulado: estágio supervisionado em música que busca dialogar as práticas docentes no curso de música. E, por último, o tópico sobre a prática docente que, também, tem um sub tópico com o título prática docente em música com o objetivo de se aprofundar no contexto do tema apresentado. Analisando a condição docente, um pouco sobre sua origem e historicidade numa abordagem dialógica que demonstre à docência instaurada na relação social na conjuntura docente e discente. Pois um não existiria sem o outro. Docentes e discentes se constituem, se criam e recriam mutuamente, numa invenção de si que também é invenção do outro. Na busca de exercer o magistério de maneira consciente evitando a dissociação entre o ensino e a realidade, afirmando que o contexto relacional entre prática-teoria-prática apresenta importante significado na formação do professor e orienta a transformação no sentido de formação de teoria e prática relacionadas e não dissociadas. (PICONEZ, 2012). De modo que a relação com o outro é a matéria de que é feita à docência num harmonioso encontro, onde a reflexão sobre essa prática criativa e transformadora possibilite a reconstrução ou redefinição de teorias que sustentem o trabalho do docente, mola motriz para o estágio supervisionado curricular.