Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEU ABC DOWN: APLICATIVO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, SINDROME DE DOWN, TECNOLOGIA ASSISITIVA, ACESSIBILIDADE, ACESSIBILIDADE Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37455
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4510
    "inscrito_id" => 10036
    "titulo" => "MEU ABC DOWN: APLICATIVO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN"
    "resumo" => """
      Este artigo apresenta o aplicativo “Meu ABC Down”, um recurso digital móvel\r\n
      de Tecnologia Assistiva para auxiliar o processo de alfabetização e letramento de crianças\r\n
      com Síndrome de Down. O aplicativo está disponível para tablets na plataforma Android,\r\n
      preferencialmente com tela de 10.1 polegadas. Sua principal funcionalidade consiste na\r\n
      construção de uma galeria multimídia personalizada com sons, imagens e textos\r\n
      correlacionados, a partir do contexto histórico-social da própria criança. Logo, a criança\r\n
      pode (i) capturar uma foto de um objeto a partir da câmera do tablet; em seguida (ii)\r\n
      escrever o nome deste objeto se utilizando de um teclado virtual que segue a ordem\r\n
      alfabética ABCDEF (adequada para o período de alfabetização) e; por fim (iii) gravar o\r\n
      áudio correspondente à imagem do objeto com o microfone do tablet. De forma\r\n
      secundária, dois jogos estão integrados ao aplicativo e destinam-se à estimular a\r\n
      memorização (Jogo da Memória) e a coordenação motora da criança (Jogo Acerte a\r\n
      Imagem). As decisões sobre as funcionalidades e jogos, a interface (cores, tamanho e\r\n
      disposição os elementos na tela) e os meios de interação fornecidos pelo “Meu ABC\r\n
      Down” foram fundamentadas no levantamento bibliográfico realizado. Este foi essencial\r\n
      para compreender as particularidades da Síndrome de Down considerando seus aspectos\r\n
      motores, cognitivos e sensoriais e transformar estas informações em um aplicativo\r\n
      acessível e adaptado para público ao qual se destina. Ao final do seu desenvolvimento, o\r\n
      “Meu ABC Down” foi avaliado a partir da aplicação do método TICESE, destinado para\r\n
      a inspeção de conformidade ergonômica de softwares educacionais. Na ocasião a média\r\n
      de 78,8% foi alcançada, revelando aderência e adequação aos critérios estabelecidos. A\r\n
      pesquisa realizada é, portanto, classificada como aplicada, quantitativa, exploratória e\r\n
      descritiva.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, SINDROME DE DOWN, TECNOLOGIA ASSISITIVA, ACESSIBILIDADE, ACESSIBILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID10036_16102017223010.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIMAR ALVES DE ALMEIDA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOSIMAR ALVES"
    "autor_email" => "josimar.alves@dce.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37455
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4510
    "inscrito_id" => 10036
    "titulo" => "MEU ABC DOWN: APLICATIVO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN"
    "resumo" => """
      Este artigo apresenta o aplicativo “Meu ABC Down”, um recurso digital móvel\r\n
      de Tecnologia Assistiva para auxiliar o processo de alfabetização e letramento de crianças\r\n
      com Síndrome de Down. O aplicativo está disponível para tablets na plataforma Android,\r\n
      preferencialmente com tela de 10.1 polegadas. Sua principal funcionalidade consiste na\r\n
      construção de uma galeria multimídia personalizada com sons, imagens e textos\r\n
      correlacionados, a partir do contexto histórico-social da própria criança. Logo, a criança\r\n
      pode (i) capturar uma foto de um objeto a partir da câmera do tablet; em seguida (ii)\r\n
      escrever o nome deste objeto se utilizando de um teclado virtual que segue a ordem\r\n
      alfabética ABCDEF (adequada para o período de alfabetização) e; por fim (iii) gravar o\r\n
      áudio correspondente à imagem do objeto com o microfone do tablet. De forma\r\n
      secundária, dois jogos estão integrados ao aplicativo e destinam-se à estimular a\r\n
      memorização (Jogo da Memória) e a coordenação motora da criança (Jogo Acerte a\r\n
      Imagem). As decisões sobre as funcionalidades e jogos, a interface (cores, tamanho e\r\n
      disposição os elementos na tela) e os meios de interação fornecidos pelo “Meu ABC\r\n
      Down” foram fundamentadas no levantamento bibliográfico realizado. Este foi essencial\r\n
      para compreender as particularidades da Síndrome de Down considerando seus aspectos\r\n
      motores, cognitivos e sensoriais e transformar estas informações em um aplicativo\r\n
      acessível e adaptado para público ao qual se destina. Ao final do seu desenvolvimento, o\r\n
      “Meu ABC Down” foi avaliado a partir da aplicação do método TICESE, destinado para\r\n
      a inspeção de conformidade ergonômica de softwares educacionais. Na ocasião a média\r\n
      de 78,8% foi alcançada, revelando aderência e adequação aos critérios estabelecidos. A\r\n
      pesquisa realizada é, portanto, classificada como aplicada, quantitativa, exploratória e\r\n
      descritiva.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, SINDROME DE DOWN, TECNOLOGIA ASSISITIVA, ACESSIBILIDADE, ACESSIBILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID10036_16102017223010.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIMAR ALVES DE ALMEIDA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOSIMAR ALVES"
    "autor_email" => "josimar.alves@dce.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo apresenta o aplicativo “Meu ABC Down”, um recurso digital móvel de Tecnologia Assistiva para auxiliar o processo de alfabetização e letramento de crianças com Síndrome de Down. O aplicativo está disponível para tablets na plataforma Android, preferencialmente com tela de 10.1 polegadas. Sua principal funcionalidade consiste na construção de uma galeria multimídia personalizada com sons, imagens e textos correlacionados, a partir do contexto histórico-social da própria criança. Logo, a criança pode (i) capturar uma foto de um objeto a partir da câmera do tablet; em seguida (ii) escrever o nome deste objeto se utilizando de um teclado virtual que segue a ordem alfabética ABCDEF (adequada para o período de alfabetização) e; por fim (iii) gravar o áudio correspondente à imagem do objeto com o microfone do tablet. De forma secundária, dois jogos estão integrados ao aplicativo e destinam-se à estimular a memorização (Jogo da Memória) e a coordenação motora da criança (Jogo Acerte a Imagem). As decisões sobre as funcionalidades e jogos, a interface (cores, tamanho e disposição os elementos na tela) e os meios de interação fornecidos pelo “Meu ABC Down” foram fundamentadas no levantamento bibliográfico realizado. Este foi essencial para compreender as particularidades da Síndrome de Down considerando seus aspectos motores, cognitivos e sensoriais e transformar estas informações em um aplicativo acessível e adaptado para público ao qual se destina. Ao final do seu desenvolvimento, o “Meu ABC Down” foi avaliado a partir da aplicação do método TICESE, destinado para a inspeção de conformidade ergonômica de softwares educacionais. Na ocasião a média de 78,8% foi alcançada, revelando aderência e adequação aos critérios estabelecidos. A pesquisa realizada é, portanto, classificada como aplicada, quantitativa, exploratória e descritiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.