MEU ABC DOWN: APLICATIVO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
0 of 0"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 37455 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4510 "inscrito_id" => 10036 "titulo" => "MEU ABC DOWN: APLICATIVO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN" "resumo" => """ Este artigo apresenta o aplicativo “Meu ABC Down”, um recurso digital móvel\r\n de Tecnologia Assistiva para auxiliar o processo de alfabetização e letramento de crianças\r\n com Síndrome de Down. O aplicativo está disponível para tablets na plataforma Android,\r\n preferencialmente com tela de 10.1 polegadas. Sua principal funcionalidade consiste na\r\n construção de uma galeria multimídia personalizada com sons, imagens e textos\r\n correlacionados, a partir do contexto histórico-social da própria criança. Logo, a criança\r\n pode (i) capturar uma foto de um objeto a partir da câmera do tablet; em seguida (ii)\r\n escrever o nome deste objeto se utilizando de um teclado virtual que segue a ordem\r\n alfabética ABCDEF (adequada para o período de alfabetização) e; por fim (iii) gravar o\r\n áudio correspondente à imagem do objeto com o microfone do tablet. De forma\r\n secundária, dois jogos estão integrados ao aplicativo e destinam-se à estimular a\r\n memorização (Jogo da Memória) e a coordenação motora da criança (Jogo Acerte a\r\n Imagem). As decisões sobre as funcionalidades e jogos, a interface (cores, tamanho e\r\n disposição os elementos na tela) e os meios de interação fornecidos pelo “Meu ABC\r\n Down” foram fundamentadas no levantamento bibliográfico realizado. Este foi essencial\r\n para compreender as particularidades da Síndrome de Down considerando seus aspectos\r\n motores, cognitivos e sensoriais e transformar estas informações em um aplicativo\r\n acessível e adaptado para público ao qual se destina. Ao final do seu desenvolvimento, o\r\n “Meu ABC Down” foi avaliado a partir da aplicação do método TICESE, destinado para\r\n a inspeção de conformidade ergonômica de softwares educacionais. Na ocasião a média\r\n de 78,8% foi alcançada, revelando aderência e adequação aos critérios estabelecidos. A\r\n pesquisa realizada é, portanto, classificada como aplicada, quantitativa, exploratória e\r\n descritiva. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, SINDROME DE DOWN, TECNOLOGIA ASSISITIVA, ACESSIBILIDADE, ACESSIBILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID10036_16102017223010.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIMAR ALVES DE ALMEIDA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSIMAR ALVES" "autor_email" => "josimar.alves@dce.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 37455 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4510 "inscrito_id" => 10036 "titulo" => "MEU ABC DOWN: APLICATIVO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN" "resumo" => """ Este artigo apresenta o aplicativo “Meu ABC Down”, um recurso digital móvel\r\n de Tecnologia Assistiva para auxiliar o processo de alfabetização e letramento de crianças\r\n com Síndrome de Down. O aplicativo está disponível para tablets na plataforma Android,\r\n preferencialmente com tela de 10.1 polegadas. Sua principal funcionalidade consiste na\r\n construção de uma galeria multimídia personalizada com sons, imagens e textos\r\n correlacionados, a partir do contexto histórico-social da própria criança. Logo, a criança\r\n pode (i) capturar uma foto de um objeto a partir da câmera do tablet; em seguida (ii)\r\n escrever o nome deste objeto se utilizando de um teclado virtual que segue a ordem\r\n alfabética ABCDEF (adequada para o período de alfabetização) e; por fim (iii) gravar o\r\n áudio correspondente à imagem do objeto com o microfone do tablet. De forma\r\n secundária, dois jogos estão integrados ao aplicativo e destinam-se à estimular a\r\n memorização (Jogo da Memória) e a coordenação motora da criança (Jogo Acerte a\r\n Imagem). As decisões sobre as funcionalidades e jogos, a interface (cores, tamanho e\r\n disposição os elementos na tela) e os meios de interação fornecidos pelo “Meu ABC\r\n Down” foram fundamentadas no levantamento bibliográfico realizado. Este foi essencial\r\n para compreender as particularidades da Síndrome de Down considerando seus aspectos\r\n motores, cognitivos e sensoriais e transformar estas informações em um aplicativo\r\n acessível e adaptado para público ao qual se destina. Ao final do seu desenvolvimento, o\r\n “Meu ABC Down” foi avaliado a partir da aplicação do método TICESE, destinado para\r\n a inspeção de conformidade ergonômica de softwares educacionais. Na ocasião a média\r\n de 78,8% foi alcançada, revelando aderência e adequação aos critérios estabelecidos. A\r\n pesquisa realizada é, portanto, classificada como aplicada, quantitativa, exploratória e\r\n descritiva. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, SINDROME DE DOWN, TECNOLOGIA ASSISITIVA, ACESSIBILIDADE, ACESSIBILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID10036_16102017223010.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIMAR ALVES DE ALMEIDA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSIMAR ALVES" "autor_email" => "josimar.alves@dce.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }