Este artigo aborda questões sobre o reforço escolar e sua importância como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem na prática docente. Tem como fonte estudos literários, se configurando numa produção de revisão da literatura, portanto um artigo teórico. Para elaboração deste trabalho tivemos o auxílio de (RUSSO,2012), (PICOLLI e CAMINI ,2012), (MICOTTI,2009), (KAUARK e SILVA,2008), grandes teóricos que foram norteadores nesta pesquisa. A investigação partiu da necessidade de constatar como o reforço escolar veio para contribuir com a educação dos alunos. Os mesmos são sujeitos reais do cotidiano escolar da autora, todos apresentavam um alto índice de dificuldade tanto na leitura como na escrita. A pesquisa buscou identificar: o avanço de dois alunos do 3º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves em Picuí-PB, que frequentam o reforço escolar, mostrou também a participação dos pais na realização das atividades escolares e a importância do professor trabalhar em parceria com o professor de reforço, aplicando atividades diferenciadas voltadas para a alfabetização. O referido texto aborda também a teoria construtivista o qual mostra que toda criança tem o seu tempo certo para aprender, pois, de acordo com a autora do artigo cada criança é um ser único, deve ter seu tempo para aprender e o reforço veio para ajudar e estimular, sendo o professor um mediador e estimulador do conhecimento. Enfim, mostramos como é importante que toda escola adote a prática do reforço escolar na aprendizagem dos educandos.