Este artigo contem uma pesquisa referente a análise do “estado da arte” sobre a investigação de necessidades formativas de coordenadores pedagógicos para atuar junto a professores alfabetizadores nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, tendo em vista a concretização dos direitos de aprendizagem referentes ao processo de alfabetização de crianças na idade certa. O objetivo é o de construir ao longo das análises das produções científicas encontradas em sites de pesquisa de relevância acadêmica, a qualificação e suportes para o desenvolvimento da pesquisa na temática pretendida. Como metodologia, adotamos a compreensão teórica/ metodológica das pesquisas de ROMANOWSKI (2006), FERREIRA (2002) e VERMELHO e AREU (2005), que realizaram o estado da arte dividido em três momentos (consultar e construir o inventário - quantificação e mapeamento; seleção de trabalhos para compor o estado da arte da pesquisa; análises das produções selecionadas). Os resultados do trabalho desenvolvido apontaram que o tema da pesquisa em questão é qualificado para uma pesquisa acadêmica devido as suas relevâncias para a pesquisa educacional e melhoria do processo ensino-aprendizagem no interior da escola.