Resumo
O êxito no ensino-aprendizagem de línguas depende de fatores diversos, dentre eles, a adequação do métodos aos contextos específico. Com base nessa perspectiva, essa pesquisa aborda as diferentes metodologias do ensino de língua Inglesa que são utilizadas em dois contextos escolares (escola regular privada e escola de idioma), que tem como objetivo comparar os procedimentos metodológicos para o ensino de inglês usados nesses dois contextos institucionais. A pesquisa é qualitativa, de cunho etnográfico, com base Barbosa (2014), e ainda está inserida numa pesquisa interacional, que segundo Richards e Rodgers (2001), favorece a identificação de abordagens, bem como dos métodos e procedimentos predominantes na sala de aula. Os principais autores para o nosso embasamento teórico foram Oliveira (2015), Crystal (2003) e Almeida Filho (2008). Após as análises, a predominância do Método Gramática e Tradução na Escola Regular ficou em evidência devido aos procedimentos e atividades adotadas pelo professor, e na Escola de Idiomas a Abordagem Comunicativa prevaleceu, considerando os procedimentos e o enfoque nas quatro habilidades utilizadas nas aulas de língua inglesa. Após analisar esses métodos/abordagens nesses contextos, concluirmos que a adequação desses, dependendo do contexto, é de fundamental importância para o êxito no processo ensino/aprendizagem da língua inglesa. Sendo assim, há uma real necessidade de reflexão sobre o papel em que os contextos têm para a melhoria e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de línguas. E portanto, é relevante aos gestores oportunizarem contextos apropriados para que os alunos tenham a possibilidade de se desenvolverem na língua.
Palavras-chave: Procedimento, Método, Aula, Inglês, Contexto.