Este trabalho surgiu da proposta de projeto de pesquisa para o EDITAL 08/2015 – PROPESQINOV - EDITAL UNIFICADO DE CHAMADA DE PROJETOS PARA O V PROGRAMA - INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR – CNPq - BIC JR – do IF SUDESTE MG, submetido pela professora Lisleandra Machado no intuito de transformar os trabalhos de conclusão de curso (TCC) do curso em Gestão Escolar, no qual a professora foi orientadora de TCC, em artigos científicos. Este artigo se propõe a fazer uma análise crítica acerca dos entraves na elaboração do Projeto Político-Pedagógico e as relações com os seguimentos da escola, ou seja, a participação de cada um dos mesmos na elaboração deste importante documento. Para dar fundamentação teórica a este estudo, utilizou-se inicialmente o aporte da LDB, como eixo norteador que contém as diretrizes necessárias à instituição. No segundo momento, relatou-se o direito à educação como um meio de promoção social e qualidade de vida. Em seguida, destacou-se a estrutura do PPP e sua importância dentro da comunidade escolar como um documento transformador da realidade. O trabalho utiliza o enfoque metodológico de SURVEY, possibilitando uma melhor compreensão dos dados a partir da pesquisa realizada. Diante dos resultados, pôde-se observar que a gestão democrática ainda precisa ser compreendida na sua totalidade sendo este um dos principais entraves na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da David Procópio.