CONSULTORIA COLABORATIVA DO PSICOPEDAGOGO AOS PROFESSORES (AS) DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA INCLUSÃO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36266 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2465 "inscrito_id" => 6112 "titulo" => "CONSULTORIA COLABORATIVA DO PSICOPEDAGOGO AOS PROFESSORES (AS) DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA INCLUSÃO" "resumo" => "A Consultoria Colaborativa do Psicopedagogo aos professores é um processo que ocorre entre profissionais de forma não hierárquica. Nesse contexto, o professor, o consultor, o aprendente e a família podem aprender mutuamente, e contribuir com o processo de inclusão de pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem, para possam construir em seu próprio conhecimento, enquanto agente que participa do mundo que o cerca. Planejar e aplicar melhorias da vivência em sala de aula para aprendentes que possuem dificuldades de aprendizagem , além de estimular a percepção de docentes para detectar os alunos que possuem dificuldades e, que ainda, não possuem um diagnóstico para futuros encaminhamentos. A pesquisa-ação tem aspectos baseados em fatos empíricos, na qual, o pesquisador participa dos fatos junto à comunidade e ao mesmo tempo propõem conjuntamente intervenções aos problemas persistentes, para melhor esclarecimento deste estudo foi utilizado também um questionário que foi aplicado com os professores a fim de elucidar as questões que envolvem o processo de ensino aprendizagem. Este estudo, oriundo de um projeto de extensão, é desenvolvido pelo Núcleo de estudos e pesquisas em Saúde Mental, Educação e Justiça Social, tendo como participantes docentes, discentes, bolsistas e estudantes do Curso de Graduação em Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba. A partir dos dados colhidos na pesquisa obtém-se um indicador significativo em relação a presença de dificuldade de aprendizagem em sala de aula, e o intenso interesse dos docentes pelo aprofundamento dos temas que esclarecem as dificuldades de aprendizagem e os aspectos sintomatológicos que podem influenciar o ensino aprendizagem no âmbito escolar. Acerca da inclusão, que atribui a Consultoria Colaborativa do psicopedagogo pode auxiliar diretamente para a melhoria das práticas pedagógicas dos docentes, na relação e na percepção dos aspectos peculiares de cada aprendente propiciando que o ensino aprendizagem sejam significativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CONSULTORIA COLABORATIVA, ASSESSORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6112_11092017234215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIELA LISBOA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ARIELA LISBOA" "autor_email" => "ariela.lisboa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36266 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2465 "inscrito_id" => 6112 "titulo" => "CONSULTORIA COLABORATIVA DO PSICOPEDAGOGO AOS PROFESSORES (AS) DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA INCLUSÃO" "resumo" => "A Consultoria Colaborativa do Psicopedagogo aos professores é um processo que ocorre entre profissionais de forma não hierárquica. Nesse contexto, o professor, o consultor, o aprendente e a família podem aprender mutuamente, e contribuir com o processo de inclusão de pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem, para possam construir em seu próprio conhecimento, enquanto agente que participa do mundo que o cerca. Planejar e aplicar melhorias da vivência em sala de aula para aprendentes que possuem dificuldades de aprendizagem , além de estimular a percepção de docentes para detectar os alunos que possuem dificuldades e, que ainda, não possuem um diagnóstico para futuros encaminhamentos. A pesquisa-ação tem aspectos baseados em fatos empíricos, na qual, o pesquisador participa dos fatos junto à comunidade e ao mesmo tempo propõem conjuntamente intervenções aos problemas persistentes, para melhor esclarecimento deste estudo foi utilizado também um questionário que foi aplicado com os professores a fim de elucidar as questões que envolvem o processo de ensino aprendizagem. Este estudo, oriundo de um projeto de extensão, é desenvolvido pelo Núcleo de estudos e pesquisas em Saúde Mental, Educação e Justiça Social, tendo como participantes docentes, discentes, bolsistas e estudantes do Curso de Graduação em Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba. A partir dos dados colhidos na pesquisa obtém-se um indicador significativo em relação a presença de dificuldade de aprendizagem em sala de aula, e o intenso interesse dos docentes pelo aprofundamento dos temas que esclarecem as dificuldades de aprendizagem e os aspectos sintomatológicos que podem influenciar o ensino aprendizagem no âmbito escolar. Acerca da inclusão, que atribui a Consultoria Colaborativa do psicopedagogo pode auxiliar diretamente para a melhoria das práticas pedagógicas dos docentes, na relação e na percepção dos aspectos peculiares de cada aprendente propiciando que o ensino aprendizagem sejam significativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CONSULTORIA COLABORATIVA, ASSESSORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6112_11092017234215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIELA LISBOA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ARIELA LISBOA" "autor_email" => "ariela.lisboa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }