Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE FÍSICA ATUAL: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DE UM ENSINO INOVADOR.

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA;, INOVADOR;, EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA. Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho foi forjado na minha experiência pedagógica em torno do Ensino inovador, como educador em escolas particulares, em diversos estados do nordeste brasileiro. No início da década de 90, quando comecei a lecionar, o recurso em sala de aula era o professor e o giz. Hoje, é possível um Ensino, onde, além do professor, outros recursos podem ser utilizados. O objetivo deste trabalho é uma descrição de uma das principais experiências vividas durante esses mais de vinte anos que leciono a disciplina de Física nos Ensinos Fundamental e Médio, tendo como objeto central um projeto educacional que foi desenvolvido em uma escola particular, localizada na cidade de Patos, no sertão paraibano e os resultados dessas experiências, fugindo do ensino tradicionalista e levando esse conhecimento de maneira que o aluno possa reconhecer a importância prática que a ciência exerce em nosso dia-a-dia. O projeto trata-se de uma aula de campo, realizada no Espaço Ciência, na cidade de Olinda – PE. As atividades de campo são fundamentais no aprimoramento do aprendizado, seja de crianças, adolescentes ou adultos. Trabalhar o estudo prático como experiência educativa faz o aluno se sentir diretamente inserido na atividade que o professor propõe. A Física é um campo extremamente fértil para o desenvolvimento prático de atividades que liguem de maneira viva o aluno ao conteúdo presente na formação dos currículos escolares. A proposta da aula de campo é transcender os limites físicos da sala de aula explorando a sensibilidade do contato direto dos alunos aos aspectos naturais do nosso ambiente. Saímos de uma educação centralizadora e hierárquica, onde o ensino estava condicionado às limitações que as salas de aula e os poucos recursos didáticos nos ofereciam, para uma educação inovadora, tendo como principais referências os estudos de campo, as aulas práticas, os recursos audiovisuais e os eventos realizados em torno do Ensino de Física. Esse novo modelo proporcionou a cada dia uma melhora significativa nas relações de ensino-aprendizagem, e nas relações interpessoais entre professor e alunos, fazendo com que o discente desperte um maior interesse pela ciência e pelo entendimento dos fenômenos naturais.

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