RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os desafios e as implicações do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Determinou-se como amostra da pesquisa de campo, 38 professores do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho da rede pública estadual da cidade de Guarabira/PB. A metodologia utilizada foi a análise dos dados, então optou-se por uma abordagem de cunho quanti/qualitativo apoiada em pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, inserida na perspectiva de que o uso das TICs em sala de aula exige dos professores uma formação constante que contemple as novas realidades e desafios trazidos pelos recursos tecnológicos incorporados ao dia a dia. Utilizou-se um questionário semiestruturado, com questões objetivas de múltipla escolha, considerando os seguintes aspectos: caracterização dos participantes; fatores que mais dificultam o desenvolvimento do professor para integrar esses recursos à sua prática docente e os desafios mais frequentes que eles enfrentam no exercício de sua docência. A análise dos dados foi fundamentada através dos seguintes autores: Gregio (2005); Silva (2011); Silva (2013), entre outros que orientou o processo de interpretação das respostas que foram submetidas a tratamento estatístico simples, por meio do programa Excel, que possibilitou a construção de gráficos e tabela com suas frequências e cruzamentos dos dados. Em nível conclusivo, os resultados obtidos permitiram analisar os desafios e as implicações do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto os resultados da pesquisa mostram a urgência quanto à reforma da configuração atual do ensino. Sendo assim os resultados poderão ser utilizados como norteadores de ações desencadeadoras para melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos.