Conhecer e saber trabalhar com metodologias e propostas do ensino de Matemática é essencial durante a formação inicial do professor de Matemática, pois são opções metodológicas que podem ser inseridas em sala de aula. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência com a etnomatemática a partir do jogo Mancala, pois é um jogo que desenvolve o raciocínio lógico, explora conceitos matemáticos, promove habilidades de planejamento e estratégia de resolução de problema. O trabalho foi desenvolvido com graduandos, 3° período, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Patos, ao cursar a componente curricular Prática Pedagógica no Ensino de Matemática I, período 2017.1. O artigo busca respaldo teórico em autores que defendem o uso de jogos nas aulas de Matemática e na proposta de trabalho da etnomatemática, cujo pioneiro foi Ubiratan D’Ambrósio. O trabalho com o jogo Mancala na perspectiva da etnomatemática permitiu entender que é possível estabelecer um diálogo entre jogos matemáticos e pressupostos da etnomatemática, mostrando a matemática sobre uma perspectiva sócio-histórico-cultural. Os graduandos aprovaram a relação que houve entre jogos e etnomatemática, corroborando as pesquisas que defendem o uso de novas metodologias e propostas de ensino de Matemática, cujas ideias buscam inserir o contexto social dos discentes.