Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FRAÇÃO NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: FRAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, PROFESSORES POLIVALENTES, CURSO DE PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste artigo trazemos os resultados do Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido no curso de Licenciatura em Matemática, tendo a escolha da temática se dado com base em observações feitas durante atividades dos Estágios Supervisionados em escolas da Educação Básica. Na ocasião percebemos o déficit de muitos estudantes nas operações aritméticas, particularmente envolvendo números fracionários, assim como em alguns docentes que atuavam nesse nível de escolaridade. Nossa pesquisa foi realizada com 19 (dezenove) alunos concluintes de um Curso de Pedagogia e 14 (catorze) professores polivalentes de quatro escolas públicas, localizadas em João Pessoa/PB, aos quais aplicamos um questionário com questões abertas abrangendo elementos do conteúdo de frações, analisando como realizavam uma operação envolvendo divisão de frações em que um dos fatores era um número misto, como explicavam que ensinariam aos estudantes e como contextualizariam a operação proposta em um problema. Nossos resultados indicaram que a maioria dos participantes de nossa pesquisa apresentavam limitações no conhecimento sobre frações, em especial relativo aos números mistos e às operações envolvendo os números fracionários. Aqueles que conseguiram realizar a operação corretamente adotaram o uso de uma regra mecânica e que tiveram dificuldade de explicar como ensinariam a seus estudantes. Nenhum participante de nosso estudo conseguiu criar uma (ou mais) história(s) ou problema(s) que representasse(m) a divisão de frações proposta. Os resultados apontam para a necessidade de atentarmos para a formação inicial de docentes que lecionam na Educação Básica, na área de Matemática, para que possam realizar um trabalho de qualidade em sala de aula.

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