O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a eficácia do uso de jogos didáticos como instrumento didático-pedagógico facilitador da aprendizagem na educação ambiental. Para tanto, foram elaborados e aplicados três jogos independentes (dominó, jogo da memória e Quiz), voltados aos alunos do 6o ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Benício Barbosa (São José da Laje/AL). A amostra utilizada foi constituída pelas 4 turmas identificadas por letras (6º ano E, 6º ano F, 6º ano G e 6 ano H), totalizando 110 alunos participantes do estudo. A primeira etapa da pesquisa envolveu a entrega dos termos de livre consentimento para que os alunos levassem para seus pais ou responsáveis autorizarem seus filhos a participarem deste estudo. A segunda etapa incluiu a elaboração dos três jogos que visou abordar a temática lixo de forma lúdica, com uma linguagem e conteúdo análogo aos dos livros didáticos do ensino fundamental II. A sistemática deste estudo iniciou com a abordagem do tema resíduos sólidos e meio ambiente, na aula expositiva-dialogada utilizando o livro didático adotado na escola. Posteriormente, os jogos elaborados foram aplicados nas turmas F e H. A escolha da turma foi realizada aleatoriamente. Após a realização dos jogos, seguiu-se a aplicação do questionário contendo quatro perguntas subjetivas referentes a temática abordada (o que é lixo?; O que significa os 3R’s?; Qual a importância da coleta seletiva?; Qual a importância da reciclagem?). O mesmo questionário foi aplicado nas turmas E e G em que não ocorreu à aplicação dos jogos (turmas controle). A partir da análise dos questionários aplicados, verificamos que mais de 50% dos alunos continuam a associar o conceito de lixo a restos inúteis, sem valor. Por outro lado, na avaliação sobre a importância da coleta seletiva as concepções mais frequentes foram: i) “É importante para reciclar, reutilizar e reaproveitar”; ii) “É importante para ajudar a separar o lixo”; e iii) “É importante para deixar as ruas limpas”. Com base nos resultados obtidos, verificamos que a elaboração e utilização de jogos que abordaram como temática principal o lixo em suas diferentes nuances, despertou o interesse e interatividade entre os alunos e professor, o que facilitou a consolidação de alguns conceitos abordados na aula expositiva-dialogada.