Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INFANTIL & FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR SOBRE O GRUPO DE PESQUISA GEPEID NA FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO LUÍS-MA.

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A intenção desta investigação é averiguar o percurso do Grupo de Pesquisa GEPEID no tocante ao processo de formação docente da Educação Infantil na Ilha do Maranhão. Tal estudo vincula-se ao Grupo Pesquisa e Estudos, Educação Infância & Docência – GEPEID alocado ao Núcleo de Educação e Infância da UFMA. O grupo de pesquisa GEPEID tem como objetivo realizar estudos e pesquisas que abarquem os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, assim como, a formação dos seus profissionais, a partir da perspectiva histórica, busca resgatar a formação e atuação docente no Maranhão, desde a criação das primeiras escolas normais até os dias atuais. O referido grupo atualmente possui 24 membros ativos e participantes, dentre eles: 10 Professores da rede pública dos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Raposa denominado Grande Ilha de São Luís, 08 Estudantes do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UFMA, 3 Estudantes de Pós-Graduação em Educação Infantil e 3 Especialistas em Educação na Secretaria Municipal de Educação de São Luís, compondo a Equipe Técnica da Superintendência da Área de Educação Infantil. Nossos encontros ocorrem sempre às terças-feiras, em um intervalo entre 15 dias, para reuniões de trabalhos, estudos e pesquisas que são desenvolvidas em grupo ou individualmente. Vários projetos estão sendo desenvolvidos, para esse encontro elencou-se o Projeto intitulado: Trajetórias das Professoras da Educação Infantil na Ilha do Maranhão. Para dar fundamentação a este escrito, pesquisadores da área como FREIRE (1996), TARDIF (2002), entre outros foram revisitados. Foi realizado ainda, um apanhado dos principais documentos que versam sobre a infância e o atendimento à criança pequena, dentre eles: a Constituição Federal do Brasil (BRASIL, 1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (BRASIL, 1996), os Referenciais para a Formação de Professores (2002). Trata-se de uma investigação com enfoque qualitativo, na forma de pesquisa de campo, que foi desenvolvida durante o período de dezembro de 2015 a agosto de 2016. Utilizamos para a coleta de dados a entrevista semiestruturada, com os membros do grupo. Como resultados preliminares foram produzidos estudos, debates e seminários alusivos à temática do projeto e os resultados das pesquisas foram apresentados em eventos locais, com a participação de vários integrantes do grupo. Esperamos que o presente estudo possa contribuir para o processo de formação continuada docente da Educação Infantil na ilha do Maranhão.

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