O seguinte artigo resultou de um projeto de pesquisa-ação, que segundo TRIPP (2005), “é uma reflexão sobre a ação” numa Escola Municipal da Rede de Recife com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Partindo do pressuposto que os estudantes da EJA, bem como qualquer outro, precisa se reconhecer como sujeitos participantes do seu processo de ensino e aprendizagem e como atores de modificação do espaço que está inserido. Com base nisto, realizamos um diálogo com os estudantes e gestão acerca das necessidades que os mesmos encontraram na escola. Neste sentido utilizamos para o levantamento de dados alguns recursos para identificação das necessidades reais da escola, tais como observações e diálogos. A partir da análise dos dados coletados, identificou-se a necessidade de uma área verde na escola e de um mural com literatura voltada para um público jovem/adulto em sua sala de aula. Para realização desta ação, contamos com o conhecimento prévio dos estudantes da EJA, com o auxílio da gestora que possui um perfil democrático e com os conhecimentos adquiridos durante a graduação das autoras. Nesta perspectiva durante as vivências, foi possível perceber que os estudantes se reconheceram como sujeitos atuantes do seu processo de ensino e aprendizagem e como atuantes na modificação do espaço, alcançando assim os objetivos traçados. O envolvimento dos sujeitos presentes na escola mostrou a necessidade de momentos como esse serem realizado no espaço escolar, buscando sempre trazer a realidade para o processo de ensino e aprendizagem a fim de se ter um sentido e significado naquilo que se estar realizando.