É evidente a importância do conhecimento da Botânica, a mesma deve ser trabalhada desde cedo no contexto da aprendizagem, principalmente no ambiente escolar. Muito embora quando falamos das aulas de Botânica no Ensino médio, ou adentramos no assunto de fotossíntese percebemos o grande bloqueio e falta de interesse de muitos os alunos. Na maioria das vezes não se busca uma metodologia mais didática. Sendo assim o trabalho teve como objetivo levar até os alunos uma metodologia de aula na qual deixasse ela de ser meramente uma aula teórica, passando a ser uma aula diferenciada na qual todos participassem, interagissem e associassem os assuntos teóricos de fotossíntese com o experimento realizado. As aulas práticas foram ministradas pelos bolsistas de Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Católica de Pernambuco – PIBID-Unicap durante o turno da tarde, no laboratório de ciências da Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima, foram contempladas as quatro turmas do primeiro ano do ensino médio. Um experimento sobre fotossíntese foi realizado juntamente com os alunos, que foram divididos em pequenos grupos. Visualizar de perto um acontecimento possibilitou um maior interesse e participação dos alunos. Eles perguntavam sobre o tema e relacionavam o processo de fotossíntese de uma maneira mais didática, ajudando na fixação do conteúdo anteriormente visto como difícil, de maneira simples uma vez que os materiais utilizados foram de fácil acesso. Percebeu-se que propostas pedagógicas com uma visão mais didática são essenciais no ensino de Biologia. Tendo os professores como feedback melhores resultados no processo de ensino aprendizagem.