A Educação Ambiental é uma ferramenta que promove alternativas para a preservação e manutenção do meio ambiente, formando cidadãos capazes de analisar e transformar o lugar em que vivem, reconhecendo a necessidade de construir uma sociedade mais limpa e sustentável, para garantir assim a qualidade de vida das gerações futuras. As instituições de ensino tem a responsabilidade em apresentar o tema a seus alunos, já que, em nosso país, a Educação Ambiental é lei desde o ano de 1999. Assim, todas as escolas tem o dever de ensinar sobre os princípios das práticas ambientais, incentivando a reciclagem, reutilização e a redução de materiais de consumo, conscientizando todo o corpo discente e docente quanto a necessidade de preservar a natureza e o meio ambiente. Diminuindo o consumismo e a exploração dos recursos naturais de maneira desenfreada, oferecendo materiais didáticos e, conteúdos para que os professores possam auxiliar seus alunos a terem uma visão mais ambientalista, diante de todas as mudanças e transformações ocorridas na natureza por meio da atividade humana. A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho foi uma pesquisa em algumas escolas de nível fundamental, médio e técnico, localizadas na cidade de Santa Luzia, no Estado da Paraíba, apresentando como público-alvo: alunos, professores e diretores das instituições de ensino público e privado, tendo como critério de escolha as escolas com maior número de alunos matriculados no município. A presente pesquisa tem como objetivo mostrar como algumas instituições educacionais da cidade de Santa Luzia trabalham as questões ambientais no contexto escolar, e se as mesmas estão cumprindo com o que diz a Lei nº 9.795 de 1999.