Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E TRABALHO: UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NÃO-DOCENTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TRABALHO, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NÃO-DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

"Educação e Trabalho: um olhar sobre a avaliação de desempenho do profissional da educação não-docente" é o tema deste artigo. Tendo em vista tratar-se de uma pesquisa em andamento, o estudo constitui-se de uma breve discussão sobre o papel da avaliação de desempenho do profissional da educação não-docente (técnico-administrativo) que atua em Instituições de Ensino Superior de natureza pública à luz das categorias teóricas em que assentam o estudo. O trabalho tem como objetivo geral refletir sobre as categorias: natureza, homem, trabalho e educação e a relação que possuem com a avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos. A metodologia, de natureza qualitativa, pauta-se no pensamento crítico munida da técnica de estudo bibliográfico no intuito de aproximar o tema e o problema ao campo teórico para justificar a importância da pesquisa. A fundamentação teórica encontra-se pautada em Antunes (2012), Paro (2013), Barbosa (1996), Freire (2013) dentre outros teóricos. Como o estudo encontra-se em sua fase inicial, os resultados e conclusões apontam indagações ao invés de respostas que deverão ser respondidas no decorrer dos estudos pós-graduados. O que significa avaliação de desempenho? Qual o uso que as instituições de ensino fazem da Avaliação de Desempenho? Por quem é concebido o instrumento de avaliação? Quem são os avaliadores? Qual a percepção dos avaliados sobre o instrumento? O instrumento serve para promover ou punir o avaliado? Existe diferença entre trabalhadores no desempenho de uma mesma tarefa? Qual a explicação para os diferentes desempenhos de uma mesma tarefa? A educação pode contribuir para a avaliação de desempenho dentro da organização? O que sabemos por enquanto é que não podemos aceitar, de braços cruzados, a expropriação que se faz do profissional da educação não-docente. É preciso sair do obscurantismo e atuar como sujeito importante para as decisões educativas e ser reconhecido como profissional que merece ser respeitado e ter a oportunidade de zelar pela sua própria formação continuada.

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