O presente artigo através de uma pesquisa quantitativa descritiva considera a relação entre a educação de jovens e adultos e o uso da tecnologia na prática pedagógica em sala de aula. Sendo um estudo sistemático e reflexivo de apoio aos professores no sentido de ajuda-los a introduzir as novas tecnologias diminuindo as dificuldades de aprendizagem do jovem e adulto na sala de aula, como uma forma alternativa de melhorar as condições da educação no Brasil. Essas tecnologias, no entanto, requerem um amplo conhecimento de suas especialidades para que possam ser utilizada adequadamente em projetos de educação. Sendo assim nosso trabalho tem como objetivo analisar o os avanços e retrocessos do uso da tecnologia na prática pedagógica da educação de jovens e adultos em sala de aula. Observando a necessidade de metodologias de ensino diferenciadas, uma nova pedagogia e a utilização ampla das capacidades humanas em processos humanos de aprendizagem. Para melhor embasamento utilizamos os trabalhos dos seguintes teóricos: Moreira (2003), Freire (2006), Paiva (2003). Perrenoud (2000), Vygotsky (1989), Moran (2006), Demo (2011), Antunes (1999), Libâneo (1994), Nunes e Silveira (2008), Mouly (1973), Dowbor (2013), entre outros que vem fortalecendo nossos conhecimentos sobre o uso das tecnologias na educação de jovens e adultos. O trabalho conclui que as atuais tecnologias digitais de comunicação e informação possibilitam o alcance de novas aprendizagens que encaminham as pessoas para novos avanços, socialmente válidos, no atual estágio de desenvolvimento da humanidade, sendo assim cabe ao profissional do magistério adequar as novas tecnologias a fim de realizar um trabalho interessante e incentivador em sala de aula com jovens adultos.