O objetivo deste artigo, fruto de uma reflexão junto a professores da educação básica, é discutir a necessidade do planejamento, tanto pela escola, como pelo docente para o desenvolvimento de um trabalho educacional escolar de qualidade. Para tanto foi feita uma pesquisa bibliográfica baseada em autores que discutem as temáticas: planejamento, plano de ensino e projeto político-pedagógico-PPP. Nestas discussões ficaram evidentes as críticas às formas autoritárias e burocráticas com que, tanto o próprio ato de planejar o ensino-aprendizagem, como o ato de planejar a prática educativa por meio da elaboração do PPP têm sido vivenciados no espaço escolar. Nossos estudos sobre as temáticas: planejamento, plano de ensino e projeto político-pedagógico nos levou a compreender a importância do planejamento nos níveis macro e micro, direcionado para o viés participativo. Com o processo de democratização em vários setores da sociedade e da instituição de ensino voltado para o envolvimento de todos os sujeitos envolvidos com o direito de participarem nas tomadas de decisões, inclusive por meio da prática de planejamento. Portanto, percebemos que o que é peculiar nas ideias de autores é que eles apresentam o entendimento da organização da escola frente a democratização, destacando o planejamento participativo como um referencial importante na qualidade da educação. Após os estudos ficou compreendido que há a possibilidade de articulação entre a elaboração do projeto político-pedagógico ao processo de elaboração do plano de ensino para a sala de aula, pelo professor, no sentido de tornar a organização da prática escolar coerente em seu sentido geral, plano da escola e em sentido específico plano da sala de aula.