Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA INSTITUCIONAL PERMANÊNCIA DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS-RN: FRACASSO ESCOLAR E EVASÃO

Palavra-chaves: EVASÃO, FRACASSO ESCOLAR, ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o impacto das ações do Programa Institucional Permanência (PIP) na evasão dos bolsistas no ano de 2014. A metodologia baseia-se na revisão bibliográfica e documental. O estudo foi realizado na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) – campus Caraúbas, constando da análise das diversas questões teóricas envolvidas com a permanência do discente na Universidade, contexto histórico do campus, ações implementadas para o combate à evasão e análise da eficácia do PIP. Para tanto, aborda-se o processo de expansão do ensino superior público no Brasil com seus impasses e possibilidades, a problemática da evasão e do fracasso escolar e as políticas de assistência estudantil, que visam à permanência do discente no ensino. Conclui-se que ainda não é possível afirmar que o PIP resultou na diminuição das taxas de evasão ou aumento da permanência dos discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser recente a implantação do PIP na assistência estudantil da UFERSA – campus Caraúbas e pela falta de efetivação das ações regulamentadas pelo PIP em sua totalidade.

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