Neste trabalho, apresentaremos casos de desmotivação e indisciplina escolar, de adolescentes residentes em casas de acolhimento, percebidas na minha experiência como mediadora educacional pelo Programa de Educação Tutorial – PET – Conexões de Saberes – Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas com adolescentes. Esta mediação educacional, ocorre de forma personalizada. Observei na adolescente e não apenas no comportamento dela, mais de outras residentes na casa de acolhimento feminina, esta indisciplina na escola. A resistência ao cumprimento de regras e a desmotivação relacionada a assuntos escolares. O relacionamento da adolescente, com professores, funcionários da escola e colegas, está conflituoso. Existe uma desmotivação em relação aos estudos, de empenho, interesse, de ação e mudança desta realidade que ocasiona inúmeras duvidas de assuntos trabalhados na escola. O que nos remete a aprofundar e estudar sobre a realidade desses (as) adolescentes e tentar compreender quais os motivos que os (as) levam a tais comportamentos.
A metodologia trabalhada nesta pesquisa consiste em abordagem bibliográfica e descritiva. Contando a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Considerando que nossa base de reflexão partiu de leituras de autores que discutem a desmotivação e indisciplina escolar. Como também a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis.
A indisciplina é uma constante que está no cotidiano, seja para com eles (as) mesmos (a), ou para com o outro, a agressividade e resistência a normas, regras, e a qualquer coisa que desperte sua revolva, haverá revides com indisciplina e desmotivação. No entanto a reflexão e conhecimento da história de vida desses (a) adolescentes pelos profissionais da educação e demais profissionais que tenham contato com estes adolescentes em situação de acolhimento, irão ter o conhecimento de que, na maioria dos casos suas vidas são registradas por ausência de uma estrutura familiar, de carinho e atenção, afeto, evidenciando um possível motivo para tais comportamentos. No entanto, este conhecimento e reflexão sobre a realidade de vida, estes (as) adolescentes poderá ajudar ao profissional da educação, como também ao profissional na casa de acolhimento a compreender os motivos pelo qual este (a) agi dessa maneira. Podendo surgir alternativas e maneiras de lidar com eles (a), apostando em uma possível mudança em seus comportamentos.