Os conhecimentos necessários aos professores para ensinar são objeto de estudo da comunidade científica a várias décadas. Nesta área de estudo destaca-se o modelo do Conhecimento Especializado de Professores de Matemática, MTSK, por apresenta-se focado nas características da disciplina da matemática em toda sua base conceitual e suprir lacunas de modelos que o antecederam. Não se identifica na literatura o desenvolvimento de modelos com foco nas características da disciplina da física. As pesquisas sobre os conhecimentos de professores de física vêm sendo conduzidas com base em modelos genéricos, como o PCK. O presente estudo é parte integrando da dissertação de mestrado da primeira autora sob orientação do quinto autor e visa analisar a adequação dos domínios, subdomínios e categorias do modelo MTSK para modelagem dos Conhecimentos Especializados de Professores de Física, PTSK, a expectativa é que ao término da pesquisa tenha-se uma definição inicial, porém bastante aproximada, do PTSK. Esta pesquisa também está inserida em uma das temáticas de investigação da Rede Iberoamericana MTSK (redmtsk.com) que estuda a aplicação do MTSK em outras disciplinas. A pesquisa será desenvolvida em três fases: estabelecer o PTSK por transposição direta; submetê-lo a experimentação prática usando-o como ferramenta analítica na identificação de conhecimentos de professores de física em episódios de ensino selecionados; e após a experimentação propor-se o modelo PTSK final. A pesquisa encontra-se atualmente na fase 2, já foi estabelecido o PTSK inicial e os episódios de ensino estão em processo de análise. Observa-se que há indícios de diferenças entre os modelos MTSK e PTSK, motivadas pela natureza das duas ciências. Espera-se que ao término da pesquisa o modelo proposto do PTSK seja uma contribuição significativa para as pesquisas sobre os conhecimentos dos professores de física e para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina da física em nossas escolas.