Compreendendo a importância da formação profissional docente fundamentada na imersão de licenciandos no ambiente da escola pública e sua articulação com o estudo contínuo da literatura educacional, nos dedicamos ao desenvolvimento de uma pesquisa com a finalidade de identificar percepções de licenciandos, acerca das contribuições e resistências manifestadas por docentes participantes da implementação de projetos interdisciplinares desenvolvidos em uma parceria formalizada entre universidade e escola. Os sujeitos são 21 estudantes de diferentes licenciaturas (Letras, História, Matemática, Geografia e Pedagogia), matriculados em uma universidade pública da Região Sudeste. Todos são ou foram membros de um Grupo vinculado ao Programa de Educação Tutorial e além de serem responsáveis pela elaboração dos referidos projetos, assumiram sua implementação nos últimos 3 anos: 2015, 2016 e 2017. Neste período foram construídas parcerias com duas escolas estaduais, o que envolveu 8 professores que atuam no segundo segmento do ensino fundamental. As disciplinas abarcadas são Geografia, Matemática, Artes, Produção Textual, História e Língua Portuguesa. Os dados selecionados para análise decorrem dos registros produzidos pelos integrantes em diários individuais, formulários específicos, fichas avaliativas individuais e entrevistas semi estruturadas. Embora a Pesquisa ainda esteja em andamento, as informações analisadas até o momento revelam: resistências e contribuições do campo profissional oferecidas pelos professores experientes aos licenciandos; a importância da inserção dos estudantes em instituições escolares, por meio de processos que articulem continuamente idas à escola e retornos à universidade, calcadas em avaliações processuais do grupo desenvolvidas ao longo de todo o trabalho e fundamentadas por estudos permanentes de obras que abranjam temáticas que emergem do espaço escolar. Em síntese, os fatores aqui mencionados têm se mostrado potentes para a construção de saberes necessários à prática docente e à consolidação da identidade profissional do professor.