O cenário do estudo foi a Escola Estadual Jornalista Jáder de Andrade está situada no bairro do Barro, à Avenida Maria Emília Cavalcanti S/N, funciona nos turnos da manhã, tarde e noite num bairro afastado, em área de risco da cidade, no município de Timbaúba/PE, vinculada a Gerência Regional de Educação da Mata Norte e mantida pelo Governo do Estado de PE. A metodologia aplicada para esse relato, foi a análise sucinta dos dados oficiais emitidos pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e disponibilizados pela escola e pelo SIEPE. De posse dos últimos resultados nas avaliações externas – IDEPE ( Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco ), que considera, a exemplo do IDEB, o desempenho dos alunos da do 3º ano do ensino médio (neste caso) nos exames do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco), em Língua Portuguesa e Matemática, junto do período de ano de 2011 ( uma não antes do processo de integralização ) ao ano de 2016, chegamos a alguns resultados importantes. No ano de 2011 a média da Escola do IDEPE, foi de 2,61, o que fez a escola entrar no rol das escolas prioritárias do estado. Deixando a escola na posição de no 527; Em 2015 a escola alcança 194º posição no ranking das escolas estaduais. Atingiu a média 5,06, tendo compactuado com a secretaria de Educação a nota 3,87. Esse foi um grande avanço e dessa forma, a SEE, elevou a escola de Semi-integral para Integral. Em 2016, a escola consegue a nota 5,01, quando a pactuação tinha sido de 4,64. E a Escola atinge a posição 76 do ranking estadual e o 10º na GRE Mata Norte. Deixaram de ter alunos no Elementar I e conseguimos mais de 70% de alunos no nível desejável. Zerou-se a taxa de abandono e a taxa de distorção série – idade saiu dos alarmantes 71,5% em 2012, para 24,5% em 2016. Em 2017, a consagração do trabalho realizado nesses anos de luta e trabalho responsável; a escola consegue a nota 5,81 e torna-se a 20ª escola do estado, a 3ª da GRE Mata Norte e a 1ª da cidade de Timbaúba. Os dados comprovam o avanço dos alunos. A escola passou a trabalhar com os descritores aluno a aluno, acompanhando a deficiência de cada um. Dando ênfase as disciplinas críticas: Português e matemática; mas sem desmerecer as demais. Para chegar a esses dados e alavancar os índices da escola, a transformando também, numa das escolas pilotos do estado de Pernambuco, para implantação da educação profissional atrelado ao ensino integral, a escola, através de uma gestão atuante e professores de tempo integral, foi entender a diferença e a importância da educação integral em tempo integral. De posse desse entendimento, traçaram encaminhamentos pedagógicos e administrativos para o sucesso.