(DES) CONSTRUINDO DISCURSOS SOBRE MÍDIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE PEDAGOGIA CRÍTICA DA VISUALIDADE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34996 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2561 "inscrito_id" => 7243 "titulo" => "(DES) CONSTRUINDO DISCURSOS SOBRE MÍDIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE PEDAGOGIA CRÍTICA DA VISUALIDADE" "resumo" => "Esta pesquisa objetivou refletir sobre a presença da cultura visual no imaginário da criança proporcionando reflexões e sugestões pedagógicas sobre o ato de ver. Além de refletir sobre as concepções da pedagogia crítica da visualidade e suas implicações para o contexto da Educação Infantil, este estudo tomou como hipótese o fato de que a criança constrói estereótipos e visões do mundo social a partir de seu contato com as visualidades midiáticas em suas infinitas expressões, ou seja, as imagens constroem as culturas das crianças e as próprias culturas infantis influenciam a construção das imagens presentes nas mídias. Nesse sentido, importa não tratar Educação Infantil e Tecnologias como elementos antagônicos, mas sim, como polos de uma dialética maior. Adotou-se como estratégia metodológica, a pesquisa bibliográfica que parte de uma concepção dialética do conhecimento e está pautada nas contribuições de Sarmento (2002; 2004) e Ariés (1978), Nascimento; Brancher; Oliveira (2008), Kramer (2003) dentre outros. Realizou-se ainda, uma análise documental utilizando como principal fonte os Referencias Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEIS) a fim de perceber indicações de como as imagens podem ser utilizadas pedagogicamente no currículo da primeira etapa da Educação Básica. Os resultados demonstram a necessidade de uma educação com/para as mídias utilizando as culturas visuais que estão à serviço de uma pedagogia crítica da visualidade como subsídio para o processo de ensino e aprendizagem no cotidiano da Educação Infantil. Propõem ainda, que educadores (as) estejam preparados para desenvolver a visão crítica dos educandos possibilitando o uso pedagógico das imagens em busca de realizar uma educação democrática e emancipatória de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, MÍDIA, CULTURA VISUAL, PEDAGOGIA CRÍTICA DA VISUALIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID7243_13092017103140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADAH KETHLYN BRAZ" "autor_nome_curto" => "ADAH" "autor_email" => "adahkethlyn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34996 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2561 "inscrito_id" => 7243 "titulo" => "(DES) CONSTRUINDO DISCURSOS SOBRE MÍDIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE PEDAGOGIA CRÍTICA DA VISUALIDADE" "resumo" => "Esta pesquisa objetivou refletir sobre a presença da cultura visual no imaginário da criança proporcionando reflexões e sugestões pedagógicas sobre o ato de ver. Além de refletir sobre as concepções da pedagogia crítica da visualidade e suas implicações para o contexto da Educação Infantil, este estudo tomou como hipótese o fato de que a criança constrói estereótipos e visões do mundo social a partir de seu contato com as visualidades midiáticas em suas infinitas expressões, ou seja, as imagens constroem as culturas das crianças e as próprias culturas infantis influenciam a construção das imagens presentes nas mídias. Nesse sentido, importa não tratar Educação Infantil e Tecnologias como elementos antagônicos, mas sim, como polos de uma dialética maior. Adotou-se como estratégia metodológica, a pesquisa bibliográfica que parte de uma concepção dialética do conhecimento e está pautada nas contribuições de Sarmento (2002; 2004) e Ariés (1978), Nascimento; Brancher; Oliveira (2008), Kramer (2003) dentre outros. Realizou-se ainda, uma análise documental utilizando como principal fonte os Referencias Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEIS) a fim de perceber indicações de como as imagens podem ser utilizadas pedagogicamente no currículo da primeira etapa da Educação Básica. Os resultados demonstram a necessidade de uma educação com/para as mídias utilizando as culturas visuais que estão à serviço de uma pedagogia crítica da visualidade como subsídio para o processo de ensino e aprendizagem no cotidiano da Educação Infantil. Propõem ainda, que educadores (as) estejam preparados para desenvolver a visão crítica dos educandos possibilitando o uso pedagógico das imagens em busca de realizar uma educação democrática e emancipatória de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, MÍDIA, CULTURA VISUAL, PEDAGOGIA CRÍTICA DA VISUALIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID7243_13092017103140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADAH KETHLYN BRAZ" "autor_nome_curto" => "ADAH" "autor_email" => "adahkethlyn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }