Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

(DES) CONSTRUINDO DISCURSOS SOBRE MÍDIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE PEDAGOGIA CRÍTICA DA VISUALIDADE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, MÍDIA, CULTURA VISUAL, PEDAGOGIA CRÍTICA DA VISUALIDADE. Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 34996
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2561
    "inscrito_id" => 7243
    "titulo" => "(DES) CONSTRUINDO DISCURSOS SOBRE MÍDIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE PEDAGOGIA CRÍTICA DA VISUALIDADE"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetivou refletir sobre a presença da cultura visual no imaginário da criança proporcionando reflexões e sugestões pedagógicas sobre o ato de ver. Além de refletir sobre as concepções da pedagogia crítica da visualidade e suas implicações para o contexto da Educação Infantil, este estudo tomou como hipótese o fato de que a criança constrói estereótipos e visões do mundo social a partir de seu contato com as visualidades midiáticas em suas infinitas expressões, ou seja, as imagens constroem as culturas das crianças e as próprias culturas infantis influenciam a construção das imagens presentes nas mídias. Nesse sentido, importa não tratar Educação Infantil e Tecnologias como elementos antagônicos, mas sim, como polos de uma dialética maior. Adotou-se como estratégia metodológica, a pesquisa bibliográfica que parte de uma concepção dialética do conhecimento e está pautada nas contribuições de Sarmento (2002; 2004) e Ariés (1978), Nascimento; Brancher; Oliveira (2008), Kramer (2003) dentre outros. Realizou-se ainda, uma análise documental utilizando como principal fonte os Referencias Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEIS) a fim de perceber indicações de como as imagens podem ser utilizadas pedagogicamente no currículo da primeira etapa da Educação Básica. Os resultados demonstram a necessidade de uma educação com/para as mídias utilizando as culturas visuais que estão à serviço de uma pedagogia crítica da visualidade como subsídio para o processo de ensino e aprendizagem no cotidiano da Educação Infantil. Propõem ainda, que educadores (as) estejam preparados para desenvolver a visão crítica dos educandos possibilitando o uso pedagógico das imagens em busca de realizar uma educação democrática e emancipatória de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, MÍDIA, CULTURA VISUAL, PEDAGOGIA CRÍTICA DA VISUALIDADE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID7243_13092017103140.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADAH KETHLYN BRAZ"
    "autor_nome_curto" => "ADAH"
    "autor_email" => "adahkethlyn@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 34996
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2561
    "inscrito_id" => 7243
    "titulo" => "(DES) CONSTRUINDO DISCURSOS SOBRE MÍDIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE PEDAGOGIA CRÍTICA DA VISUALIDADE"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetivou refletir sobre a presença da cultura visual no imaginário da criança proporcionando reflexões e sugestões pedagógicas sobre o ato de ver. Além de refletir sobre as concepções da pedagogia crítica da visualidade e suas implicações para o contexto da Educação Infantil, este estudo tomou como hipótese o fato de que a criança constrói estereótipos e visões do mundo social a partir de seu contato com as visualidades midiáticas em suas infinitas expressões, ou seja, as imagens constroem as culturas das crianças e as próprias culturas infantis influenciam a construção das imagens presentes nas mídias. Nesse sentido, importa não tratar Educação Infantil e Tecnologias como elementos antagônicos, mas sim, como polos de uma dialética maior. Adotou-se como estratégia metodológica, a pesquisa bibliográfica que parte de uma concepção dialética do conhecimento e está pautada nas contribuições de Sarmento (2002; 2004) e Ariés (1978), Nascimento; Brancher; Oliveira (2008), Kramer (2003) dentre outros. Realizou-se ainda, uma análise documental utilizando como principal fonte os Referencias Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEIS) a fim de perceber indicações de como as imagens podem ser utilizadas pedagogicamente no currículo da primeira etapa da Educação Básica. Os resultados demonstram a necessidade de uma educação com/para as mídias utilizando as culturas visuais que estão à serviço de uma pedagogia crítica da visualidade como subsídio para o processo de ensino e aprendizagem no cotidiano da Educação Infantil. Propõem ainda, que educadores (as) estejam preparados para desenvolver a visão crítica dos educandos possibilitando o uso pedagógico das imagens em busca de realizar uma educação democrática e emancipatória de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, MÍDIA, CULTURA VISUAL, PEDAGOGIA CRÍTICA DA VISUALIDADE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID7243_13092017103140.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADAH KETHLYN BRAZ"
    "autor_nome_curto" => "ADAH"
    "autor_email" => "adahkethlyn@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa objetivou refletir sobre a presença da cultura visual no imaginário da criança proporcionando reflexões e sugestões pedagógicas sobre o ato de ver. Além de refletir sobre as concepções da pedagogia crítica da visualidade e suas implicações para o contexto da Educação Infantil, este estudo tomou como hipótese o fato de que a criança constrói estereótipos e visões do mundo social a partir de seu contato com as visualidades midiáticas em suas infinitas expressões, ou seja, as imagens constroem as culturas das crianças e as próprias culturas infantis influenciam a construção das imagens presentes nas mídias. Nesse sentido, importa não tratar Educação Infantil e Tecnologias como elementos antagônicos, mas sim, como polos de uma dialética maior. Adotou-se como estratégia metodológica, a pesquisa bibliográfica que parte de uma concepção dialética do conhecimento e está pautada nas contribuições de Sarmento (2002; 2004) e Ariés (1978), Nascimento; Brancher; Oliveira (2008), Kramer (2003) dentre outros. Realizou-se ainda, uma análise documental utilizando como principal fonte os Referencias Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEIS) a fim de perceber indicações de como as imagens podem ser utilizadas pedagogicamente no currículo da primeira etapa da Educação Básica. Os resultados demonstram a necessidade de uma educação com/para as mídias utilizando as culturas visuais que estão à serviço de uma pedagogia crítica da visualidade como subsídio para o processo de ensino e aprendizagem no cotidiano da Educação Infantil. Propõem ainda, que educadores (as) estejam preparados para desenvolver a visão crítica dos educandos possibilitando o uso pedagógico das imagens em busca de realizar uma educação democrática e emancipatória de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.