Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISCUTINDO A DIVULGAÇÃO E LINGUAGEM CIENTÍFICA COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SAIRÉ-PE

Palavra-chaves: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, LINGUAGEM CIENTÍFICA, ENSINO DE QUÍMICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36492
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2522
    "inscrito_id" => 7760
    "titulo" => "DISCUTINDO A DIVULGAÇÃO E LINGUAGEM CIENTÍFICA COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SAIRÉ-PE"
    "resumo" => "A educação vai além de transmitir conhecimentos prontos e acabados, durante o processo de ensino-aprendizagem o professor tem o papel fundamental de desenvolver a capacidade dos indivíduos de pensar criticamente os problemas e desafios postos pela realidade social, esta ideia de construir/adquirir especificamente conhecimentos científicos está mais direcionada para o ensino de Ciências associada com o crescente avanço da tecnologia, junto a uma sociedade cada vez mais desenvolvida. Deste modo, faz-se necessário aproximar a Ciência do público em geral através de atividades que envolvam a Divulgação Científica (DC). Na DC utiliza-se da linguagem científica, esta usa uma terminologia, possui uma estrutura e significado conceitual distinto da linguagem normalmente utilizada no cotidiano dos indivíduos, ela traz palavras mais complexas que as pessoas não estão habituadas a escutar no seu convívio. Assim sendo, os educadores podem aprimorar suas práticas pedagógicas no ensino de Química fazendo uso de Textos de divulgação científica (TDC), nos quais são abordados temas científicos com uma linguagem simples e informal, de fácil compreensão.  Sendo assim, este trabalho teve como objetivo apresentar e discutir sobre a DC apresentada em vídeos e TDC, com alunos de uma turma de 2º ano do ensino médio, durante o período de realização do Estágio Supervisionado. A atividade foi realizada numa escola de Referência em Ensino Médio localizada no município de Sairé-PE, participaram da atividade 32 alunos, a qual foi dividida em duas etapas. A primeira etapa consistiu na transmissão de três vídeos referentes a DC, visando promover uma discussão sobre a mesma. A segunda etapa foi a leitura e discussão de artigos da revista Ciência Hoje. Inicialmente, com a transmissão dos vídeos percebeu-se que os alunos tinham muita dificuldade em identificar o que seria DC, sua linguagem e sua associação com a Química, porém no decorrer da segunda parte eles demonstraram um crescente interesse pelo conteúdo abordado, discutindo suas opiniões por meio dos TDC. Portanto, conclui-se que a aplicação de atividades envolvendo DC como prática de ensino leva os estudantes a contestar as informações obtidas diariamente nos meios de comunicação, desenvolvendo neles um pensamento crítico reflexivo sobre temas científicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, LINGUAGEM CIENTÍFICA, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7760_12092017160519.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA PAULINO GERMANO"
    "autor_nome_curto" => "ANA GERMANO"
    "autor_email" => "nna.paulagermano@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36492
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2522
    "inscrito_id" => 7760
    "titulo" => "DISCUTINDO A DIVULGAÇÃO E LINGUAGEM CIENTÍFICA COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SAIRÉ-PE"
    "resumo" => "A educação vai além de transmitir conhecimentos prontos e acabados, durante o processo de ensino-aprendizagem o professor tem o papel fundamental de desenvolver a capacidade dos indivíduos de pensar criticamente os problemas e desafios postos pela realidade social, esta ideia de construir/adquirir especificamente conhecimentos científicos está mais direcionada para o ensino de Ciências associada com o crescente avanço da tecnologia, junto a uma sociedade cada vez mais desenvolvida. Deste modo, faz-se necessário aproximar a Ciência do público em geral através de atividades que envolvam a Divulgação Científica (DC). Na DC utiliza-se da linguagem científica, esta usa uma terminologia, possui uma estrutura e significado conceitual distinto da linguagem normalmente utilizada no cotidiano dos indivíduos, ela traz palavras mais complexas que as pessoas não estão habituadas a escutar no seu convívio. Assim sendo, os educadores podem aprimorar suas práticas pedagógicas no ensino de Química fazendo uso de Textos de divulgação científica (TDC), nos quais são abordados temas científicos com uma linguagem simples e informal, de fácil compreensão.  Sendo assim, este trabalho teve como objetivo apresentar e discutir sobre a DC apresentada em vídeos e TDC, com alunos de uma turma de 2º ano do ensino médio, durante o período de realização do Estágio Supervisionado. A atividade foi realizada numa escola de Referência em Ensino Médio localizada no município de Sairé-PE, participaram da atividade 32 alunos, a qual foi dividida em duas etapas. A primeira etapa consistiu na transmissão de três vídeos referentes a DC, visando promover uma discussão sobre a mesma. A segunda etapa foi a leitura e discussão de artigos da revista Ciência Hoje. Inicialmente, com a transmissão dos vídeos percebeu-se que os alunos tinham muita dificuldade em identificar o que seria DC, sua linguagem e sua associação com a Química, porém no decorrer da segunda parte eles demonstraram um crescente interesse pelo conteúdo abordado, discutindo suas opiniões por meio dos TDC. Portanto, conclui-se que a aplicação de atividades envolvendo DC como prática de ensino leva os estudantes a contestar as informações obtidas diariamente nos meios de comunicação, desenvolvendo neles um pensamento crítico reflexivo sobre temas científicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, LINGUAGEM CIENTÍFICA, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7760_12092017160519.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA PAULINO GERMANO"
    "autor_nome_curto" => "ANA GERMANO"
    "autor_email" => "nna.paulagermano@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A educação vai além de transmitir conhecimentos prontos e acabados, durante o processo de ensino-aprendizagem o professor tem o papel fundamental de desenvolver a capacidade dos indivíduos de pensar criticamente os problemas e desafios postos pela realidade social, esta ideia de construir/adquirir especificamente conhecimentos científicos está mais direcionada para o ensino de Ciências associada com o crescente avanço da tecnologia, junto a uma sociedade cada vez mais desenvolvida. Deste modo, faz-se necessário aproximar a Ciência do público em geral através de atividades que envolvam a Divulgação Científica (DC). Na DC utiliza-se da linguagem científica, esta usa uma terminologia, possui uma estrutura e significado conceitual distinto da linguagem normalmente utilizada no cotidiano dos indivíduos, ela traz palavras mais complexas que as pessoas não estão habituadas a escutar no seu convívio. Assim sendo, os educadores podem aprimorar suas práticas pedagógicas no ensino de Química fazendo uso de Textos de divulgação científica (TDC), nos quais são abordados temas científicos com uma linguagem simples e informal, de fácil compreensão. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo apresentar e discutir sobre a DC apresentada em vídeos e TDC, com alunos de uma turma de 2º ano do ensino médio, durante o período de realização do Estágio Supervisionado. A atividade foi realizada numa escola de Referência em Ensino Médio localizada no município de Sairé-PE, participaram da atividade 32 alunos, a qual foi dividida em duas etapas. A primeira etapa consistiu na transmissão de três vídeos referentes a DC, visando promover uma discussão sobre a mesma. A segunda etapa foi a leitura e discussão de artigos da revista Ciência Hoje. Inicialmente, com a transmissão dos vídeos percebeu-se que os alunos tinham muita dificuldade em identificar o que seria DC, sua linguagem e sua associação com a Química, porém no decorrer da segunda parte eles demonstraram um crescente interesse pelo conteúdo abordado, discutindo suas opiniões por meio dos TDC. Portanto, conclui-se que a aplicação de atividades envolvendo DC como prática de ensino leva os estudantes a contestar as informações obtidas diariamente nos meios de comunicação, desenvolvendo neles um pensamento crítico reflexivo sobre temas científicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.