Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOCENTES CONTRATADOS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Palavra-chaves: CONTRATOS TEMPORÁRIOS, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA PEDAGÓGICA. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A contratação de docentes por tempo determinado na rede pública de ensino não se trata de algo novo em meio à educação brasileira, porém, a temática abre espaço para algumas reflexões pertinentes. Uma delas está em investigar como esses profissionais constroem sua prática pedagógica e como a formação continuada oferecida pela rede pública pode auxiliar no desenvolvimento desse processo. Com a chegada da Proposta de Emenda Constitucional 241 lançada em 2016, existe a possibilidade dos vínculos empregatícios terceirizados aumentarem em todo o sistema de ensino, e consequentemente a atuação desses profissionais nas escolas. E a busca por um ensino de qualidade se faz indispensável à atuação de professores preparados e atualizados, com domínio de sua função e do currículo, criando meios para lidar com as inovações pedagógicas que surgem. Nesse caminho as capacitações oferecidas pela rede pública se torna o instrumento principal que grande parte dos profissionais possui para auxilia-los a criar esses mecanismos para a melhoria do seu cotidiano. Porém, essas capacitações não estão atingindo alguns de seus objetivos, o dialogo entre os conteúdos trabalhados nos encontros e as experiências que os docentes se deparam no cotidiano passa despercebido pelos educadores. Os participantes acabam por não se conectar com as formações, com os conteúdos, com a logística da rotina que envolve as reuniões e principalmente com a falta de comunicação com a realidade. A formação continuada não pode apenas abordar temas que preparem os alunos para as avaliações de índices da educação básica do Governo Federal, ela deve contribuir no aprendizado dos alunos, melhor funcionamento da instituição de ensino, incentivando o convívio com a comunidade e arquitentando com o professor metodologias inovadoras para uma prática pedagógica de qualidade.

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